GPS Brasília comscore

Kamala Harris: conheça a pessoa além da candidata

Além de intelectual e leitora assídua, a atual vice-presidente dos EUA adora cozinhar
Kamala Harris - reprodução Instagram
Kamala Harris | Foto: reprodução/Instagram

Compartilhe:

Kamala Devi Harris é amplamente reconhecida por sua carreira política impressionante, mas há muito mais sobre a vida da primeira vice-presidente mulher, negra e de ascendência sul-asiática dos Estados Unidos. Desde sua infância até suas paixões pessoais, Harris traz consigo uma rica história de ativismo, cultura e conquistas que moldaram sua trajetória única.

Infância e família

Kamala Harris nasceu em 20 de outubro de 1964, em Oakland, Califórnia. Filha de Shyamala Gopalan, uma pesquisadora indiana de câncer de mama, e Donald Harris, um economista jamaicano, Kamala cresceu em um ambiente culturalmente diversificado. Seus pais se conheceram na Universidade da Califórnia em Berkeley, e mesmo após o divórcio quando, ambos continuaram a influenciar fortemente sua vida.

Shyamala Gopalan e Donald Harris
Shyamala Gopalan e Donald Harris | Foto: reprodução
Kamala e Maya Harris com a mãe Shyamala Gopalan
Kamala e Maya Harris com a mãe Shyamala Gopalan | Foto: reprodução/Instagram

Criada por sua mãe, Kamala frequentava tanto uma igreja Batista negra quanto um templo hindu, refletindo sua herança multicultural. Viagens à Índia na infância fortaleceram seu vínculo com as raízes maternas, especialmente através da influência de seus avós indianos.

Educação e carreira Inicial

Após concluir o ensino médio em Montreal, onde liderou uma manifestação bem-sucedida contra uma política injusta em seu prédio, Harris frequentou a Universidade Howard, uma das mais prestigiadas HBCUs (historically black colleges and universities) dos EUA. Formada em ciência política e economia, ela seguiu para a faculdade de direito em São Francisco, onde iniciou sua carreira como procuradora assistente no condado de Alameda.

Apesar das dúvidas iniciais de sua família sobre sua escolha de carreira, Harris rapidamente se destacou. Em 2003, foi eleita promotora distrital de São Francisco, onde suas políticas progressistas e sua taxa crescente de condenações marcaram uma gestão eficaz e controversa.

Vida pessoal e paixões

Além da política, Kamala Harris é uma ávida leitora e escritora, tendo publicado três livros. Seu amor pela leitura é evidente em sua lista de livros favoritos, que inclui obras como “O Caçador de Pipas” de Khaled Hosseini e “Canção de Salomão” de Toni Morrison.

Harris também é conhecida por suas habilidades culinárias, frequentemente compartilhando receitas e momentos de cozinha nas redes sociais. Em uma entrevista, ela relembrou como sua mãe a incentivou a aprender a cozinhar, um hobby que ela mantém até hoje, preparando pratos que vão de masala dosa a sanduíches de atum. Algumas receitas são postada no próprio canal de YouTube da vice-presidente.

Como membro da irmandade Alpha Kappa Alpha na Universidade Howard, Harris valoriza profundamente suas conexões com a comunidade negra. Ela frequentemente usa um colar de pérolas, símbolo da irmandade, em reconhecimento às suas raízes e à importância da solidariedade e empoderamento feminino. É possível ver os colares em diversas fotos da candidata.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Kamala Harris (@kamalaharris)

Laços familiares

Harris leva seu papel de “Momala” a sério, um apelido carinhoso dado pelos filhos de seu marido, Doug Emhoff, com quem se casou em 2014. Ela se orgulha de sua relação próxima com Cole e Ella, além de ser uma figura inspiradora para sua sobrinha, Meena Harris, que também segue uma carreira de destaque.

Últimas

Política