A universitária Patrícia Linhares, que foi hostilizada pelas colegas de turma em universidade em Bauru, por ter mais de 40 anos, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil contra as ex-colegas. A estudante aponta possíveis crimes de injúria e difamação.
As agressões foram gravadas e publicadas pelas jovens, quando zombaram da estudante de biomedicina. As autoras dos ataques pediram desligamento da faculdade após repercussão do caso.
No boletim apresentado, Patrícia diz que as estudantes Giovana Cassalatti, Beatriz Pontes e Bárbara Calixto a desrespeitaram com perguntas discriminatórias.
Conforme consta no documento de fé pública, uma das provocações seria “como fazer para desmatricular uma aluna de 40 anos?” ou insinuações de a mesma já deveria estar aposentada pela sua idade.
O crime de injúria pode ser considerado como qualquer ato que ataque a honra, os bens ou a vida de uma pessoa. A pena pode ser detenção de um a seis meses, ou multa.
Já o crime de difamação, por sua vez, é caracterizado pela ofensa à reputação do indivíduo, mesmo que a circunstância seja verídica. A pena pode variar de multa até detenção de três meses e um ano.