Com gol do atacante Hulk, o Atlético-MG carimbou a vaga para a 16ª final consecutiva de Campeonato Mineiro ao vencer o Athletic por 1 x 0, na tarde deste sábado, na Arena Independência, revertendo a derrota pelo mesmo placar no jogo de ida, em São João Del-Rei.
O Atlético, atual tricampeão estadual, aguarda o duelo entre Cruzeiro e América para conhecer o seu adversário na grande decisão. No jogo de ida, a vitória por 2 x 0, na Arena do Jacaré, deu vantagem ao América. O duelo de volta será neste domingo, na Arena Independência.
O jogo começou quente com os jogadores do Athletic tentando desestabilizar o atacante Hulk. Precisando vencer, o Atlético foi para cima, mas mostrou muito nervosismo e esbarrou na marcação fechada do adversário, que montou um ferrolho na entrada da área durante o primeiro tempo.
O Athletic usou a mesma tática da partida de ida e conseguiu anular o Galo. Hulk praticamente não conseguiu pegar na bola. Paulinho e Pedrinho arriscaram jogadas em velocidade, mas também não tiveram sucesso. Com isso, o jogo ficou brigado, com entradas duras. Do outro lado, o Athletic usou do contra-ataque e das bolas alçadas para assustar o goleiro Everson, que também não teve muito trabalho durante os 45 minutos iniciais.
No segundo tempo, o Atlético pareceu mais solto e chegou perto de marcar logo de cara com Hyoran. Júlio César se esticou todo para fazer a defesa. Aos sete minutos, não teve jeito. Paulinho se aproveitou de um erro na saída de bola do adversário e deixou Hulk na cara do gol. O artilheiro driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes.
O gol acabou com qualquer tipo de planejamento do Athletic. O time visitante precisou sair para o ataque, mas sofreu no setor de criação. Aos 19 minutos, Torrão cruzou, e Jonathan completou. A bola foi sem direção. Mais tarde, o VAR checou um possível pênalti para o time visitante, rendeu muita apreensão no estádio, mas nada foi marcado.
O duelo continuou com Hyoran sendo o ponto de desequilíbrio. O Athletic tentou responder com a entrada de Sassá, ex-Cruzeiro, mas foi a vez do Atlético recuar. O time de Eduardo Coudet segurou o adversário e confirmou a classificação por ter feito a melhor campanha da fase inicial.
ATLÉTICO-MG 1 X 0 ATHLETIC
ATLÉTICO-MG – Everson; Saravia (Mariano), Maurício Lemos, Jemerson e Reubens (Hyoran); Otávio, Zaracho (Dodô), Pedrinho (Pavón) e Patrick; Hulk e Paulinho (Edenílson). Técnico: Eduardo Coudet.
ATHLETIC – Júlio César; Patric (Douglas Silva), Danilo Cardoso, Rayan e Vinicius Silva; Diego Fumaça, Rômulo (Matheus Santos) e David Braga (Antônio Falcão); Welinton Torrão (Nathan), Alason (Sassá) e Jonathan. Técnico: Roger Silva.
GOL – Hulk, aos 7 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Felipe Fernandes de Lima
CARTÕES AMARELOS – Hyoran, Matheus Mendes, Paulinho e Zaracho (Atlético); Alason, Diego Fumaça, Douglas Silva, Kayan, Lucas Balardin, Nathan e Rayan (Athletic).
RENDA – R$ 610.886,00.
PÚBLICO – 21.760 torcedores.
LOCAL – Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).