GPS Brasília comscore

Explore o final das férias com destinos próximos a Brasília

Conheça locais nos arredores da capital para conhecer nos últimos dias de julho
(canva pro)

Compartilhe:

Com o fim das férias de julho se aproximando, é hora de aproveitar cada momento de descanso. Para quem mora em Brasília e deseja fazer uma viagem curta, há várias opções próximas à cidade, oferecendo desde cachoeiras e trilhas até cidades históricas e imersão na natureza. 

Confira uma seleção de 10 destinos nos arredores do Distrito Federal para aproveitar o restinho das férias.

Salto Corumbá, GO (120 km de distância)

Localizado na zona rural de Corumbá de Goiás, o Salto Corumbá oferece trilhas, cachoeiras, restaurante e hospedagem. As atividades na natureza, como boia cross, tirolesa, arvorismo e rapel, são ótimas para famílias, especialmente com crianças. A infraestrutura permite day use ou estadias na pousada e camping disponíveis.

(Foto: Divulgação)

Formosa, GO (60 km de distância)

Formosa, a apenas 60 km de Brasília, é um destino repleto de cachoeiras, grutas e trilhas. O Parque Municipal do Itiquira abriga uma impressionante queda d’água de 168 metros de altura, enquanto o Eco Bocaína oferece trilhas e mirantes deslumbrantes. Outros pontos de interesse incluem a Cachoeira da Água Fria e o Buraco das Andorinhas. 

Pirenópolis, GO (150 km de distância)

Pirenópolis, ou “Piri”, é um clássico entre os brasilienses. Com suas ruas de pedra e casarões coloniais, a cidade oferece diversas pousadas, restaurantes e várias cachoeiras nas proximidades. O Parque Estadual Serra dos Pireneus é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, sendo possível explorar a região em um bate-volta ou passar o final de semana.

(Foto: Divulgação)

Cristalina, GO (133 km de distância)

Conhecida pela maior reserva de cristais do mundo, Cristalina oferece atrações como a Pedra Chapéu do Sol, a Cachoeira do Arrojado e o Balneário das Lajes, também conhecido como Prainha das Lajes. O Mercado do Cristal é um ponto imperdível para conhecer e adquirir esses minerais que fazem parte da economia local.

Parque lagoa dos Cristais (Foto: Divulgação)

Chapada dos Veadeiros Alto Paraíso, Cavalcante, São Jorge, Colinas do Sul, São João d’ Aliança, GO (258 km de distância)

Para os amantes do ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros é uma escolha certeira. Com paisagens naturais impressionantes, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é famoso por suas cachoeiras de água cristalina e trilhas desafiadoras, proporcionando uma imersão completa no cerrado goiano.

(Foto: Divulgação)

Caldas Novas, GO (300 km de distância)

Caldas Novas e o Rio Quente Resorts são famosos por suas águas termais, ideais para relaxar no inverno. A região possui uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo, com parques aquáticos como o Hot Park e o Di Roma Acqua Park, que garantem diversão para toda a família.

Cidade de Goiás – Goiás Velho (347 km de distância)

Antiga capital do estado de Goiás, Goiás Velho encanta com seu centro histórico, declarado Patrimônio da UNESCO. A cidade natal de Cora Coralina preserva construções barroco-colonial e está próxima ao Parque da Serra Dourada, sendo um ótimo destino para quem busca história e belas paisagens.

(Foto: Reprodução Facebook/Portal Goiás Velho)

Mambaí, GO (314 km de distância)

Mambaí é conhecida pela tirolesa do Córrego das Dores, uma das maiores do Brasil. A cidade oferece cachoeiras, lagos e a Gruna da Tarimba, a segunda maior caverna de Goiás. A Cachoeira do Poço Azul e a Cachoeira Paraíso do Cerrado são algumas das belezas naturais imperdíveis da região.

(Foto: Goiás Turismo)

Serras Gerais, Tocantins (470 km de distância)

Para os mais aventureiros, as Serras Gerais no Tocantins são uma excelente opção. Com grutas, rios de água cristalina, trilhas e cânions, a região ainda pouco explorada oferece paisagens únicas e uma estrutura simples, ideal para quem busca um destino alternativo.

(Foto: Site Viagens e Caminhos)

Vila Propício, GO (194 km de distância)

Famosa pelo segundo maior complexo de cavernas do Centro-Oeste, Vila Propício conta com mais de 50 grutas, como Chico Pina e Três Marias. Além disso, a Cachoeira Rio dos Patos e o Lago Azul são ótimos para banho e mergulho, atraindo turistas de diversas partes.

Caverna da Samambaia, em Vila Propício (Foto: Goiás Turismo)