GPS Brasília comscore

Mundo político repercute a volta de Ibaneis ao comando do GDF

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal de autorizar a volta de Ibaneis ao cargo gerou uma rápida repercussão entre os políticos. O governador estava afastado desde o dia 9 de janeiro em decorrência dos atos golpistas do dia anterior, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

 

O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), comentou a decisão em suas redes sociaios. “Nesta data, o ministro Alexandre de Moraes concedeu autorização para que nosso governador retorne ao comando do Distrito Federal. Com a decisão, a justiça prevaleceu e a vontade popular foi respeitada, permitindo que a equipe que trabalha pelo DF esteja reunida novamente, ainda mais fortalecida para atender às demandas da população. Seja muito bem-vindo, governador. Juntos, continuaremos trabalhando pelo desenvolvimento de Brasília. O trabalho continua!“, disse.

 

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD), líder do governo na Câmara Legislativa, classificou o retorno como “acertado“. “Decisão acertada que deixa claro que o governador Ibaneis não teve qualquer participação direta ou indireta nos acontecimentos do dia 8 de janeiro. O momento agora exige muito trabalho e olharmos para frente. A população do DF precisa muito de um governo coeso e liderado pelo primeiro governador reeleito em primeiro turno da história“, disse ao GPS.

 

Paulo Octávio, ex-senador, empresário e presidente do Lide Brasília, que disputou as eleições de 2022, destacou a importância do retorno de Ibaneis para a estabilidade do Distrito Federal. “Foi muito importante a volta do governador Ibaneis Rocha ao Palácio do Buriti. A decisão do ministro Alexandre de Moraes mostra o respeito ao eleitor e à democracia e garante a plena governabilidade do DF. E é isso que o setor produtivo precisa para fazer o seu papel de gerador de empregos e renda: segurança jurídica, respeito ao arcabouço legal e equilibro entre poderes”.

 

Segundo Joaquim Roriz Neto (PL), deputado distrital, a volta do governador representa, antes de mais nada, o cumprimento da democracia. “Em segundo lugar, simboliza a Justiça. Ibaneis foi afastado abruptamente, sem o direito de se manifestar sobre os ocorridos.

 

Fábio Félix, deputado distrital pelo PSOL, comentou em seu Twitter que Ibaneis deve explicações à população sobre diversos temas urgentes, como os “escândalos e mortes no IGES-DF e as falhas que levaram a uma tentativa de golpe em Brasília.

 

Outro político a repercutir a volta do governador foi o distrital Max Maciel (PSOL). “O Governador Ibaneis voltou e o que não vai faltar é trabalho, já que o povo do DF tem muitas demandas e cabe ao poder executivo dar respostas”, publicou o distrital em sua rede social.

 

A deputada federal Erika Kokay (PT), destacou que a volta do governador ao cargo não pode ser confundida com a falta de necessidade da continuidade nas investigações sobre os atentados do dia 8 de janeiro. “Nada de impunidade aos responsáveis pela barbárie instaurada naquela tentativa de golpe frustrada”, comentou.

 

Alberto Fraga, deputado federal pelo PL, comemorou a volta de Ibaneis ao Palácio do Buriti. “Um total desrespeito um governador eleito em primeiro turno ter sido afastado do cargo como aconteceu. Agora vamos trabalhar e cuidar da nossa cidade“, complementou.

 

Adversário de Ibaneis nas eleições do ano passado, o senador pelo DF, Izalci Lucas (PSDB), lembrou o tempo de afastamento do governador. “Finalmente o governador eleito do DF, Ibaneis Rocha, retomou seu cargo, conforme anunciado há pouco pelo ministro do STF. Ibaneis ficou afastado por mais de 60 dias, mas agora pode voltar a exercer integralmente suas funções. Desejo um bom retorno ao governador.

 

Senadora eleita em 2022, Damares Alves (Republicanos), destacou a volta do governador ao Buriti. “Vibrando com esta notícia. Nosso Governador volta e encontra um time motivado a fazer do Distrito Federal o melhor lugar do Brasil para se viver. Nossa Vice-Governadora, minha amiga e irmã, foi gigante e nos uniu nos dias de tanta instabilidade.

 

Ex-líder de Ibaneis na Câmara Legislativa do DF, Hermeto (MDB), comemorou a decisão. “Moraes autorizou agora a volta do governador Ibaneis. A população do Distrito Federal agradece! É uma equipe forte, parabéns governador, seja bem-vindo onde o senhor não devia ter saído“, disse.

 

A distrital Jaqueline Silva (sem partido), agradeceu Celina Leão pelo período no cargo de governadora em exercício. “Celebro o retorno do governador Ibaneis Rocha ao comando do Distrito Federal, cargo em que foi merecidamente e democraticamente eleito. E a minha gratidão e reconhecimento à vice-governadora Celina Leão pelo excelente trabalho feito com muito esforço e dedicação.

 

O distrital Jorge Vianna (PSD) também parabenizou Celina pelo comando provisório do GDF e adotou um tom de cobrança. “O Ibaneis voltou e as cobranças também! Recebemos a notícia que o governador Ibaneis volta ao cargo que foi eleito. O time do governo está completo, e com a volta dele, as cobranças vão continuar! Parabéns, Celina pela condução do governo e pelo excelente trabalho!“, disse.

 

Doutora Jane (Agir), distrital aliada de Ibaneis, postou uma foto com o governador em seu Instagram e comentou: “Celebramos o retorno do governador Ibaneis Rocha. Além da justa medida, restabelece o fluxo democrático natural de um governador desejado pela população e eleito em primeiro turno. Parabéns à governadora em exercício, @celinaleao, que, de forma competente e respeitosa, conduziu o governo durante esse período. Desejamos sorte e que a normalidade se restabeleça em benefício de Brasília.

 

Rogério Morro da Cruz, distrital pelo PMN, postou: “Hoje a democracia venceu. Foi assegurado o direito de exercer o mandato ao Governador escolhido pela ampla vontade popular, em eleição histórica no primeiro turno. Parabéns, Governador Ibaneis, trabalharemos juntos em prol de São Sebastião e do Distrito Federal”.

 

Thiago Manzoni, deputado distrital do PL, falou em alívio com o retorno de Ibaneis. “Hoje é um dia de alegria e alívio com o retorno do governador Ibaneis Rocha ao comando do Distrito Federal. A vontade da população que o reelegeu em primeiro turno está sendo respeitada. Parabéns à Celina Leão pelo excelente trabalho que fez à frente do governo.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Tensões emocionais profundas podem se transformar em manifestações físicas reais …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.