Para identificar e empoderar empreendedoras sociais na criação de startups que aceleram o progresso positivo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o prêmio Unlock Her Future foi desenvolvido. Na edição de 2024 da América Latina, quatro jovens da região, incluindo uma brasileira, foram contempladas.
Em Madri, com quase mil inscrições, a representante brasileira no júri do prêmio foi a presidente do Conselho Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano. Entre as vencedoras está a brasileira Thamires Pontes que, com sua empresa Phycolabs, desenvolve produtos e tecnologias, aproveitando o potencial das algas marinhas como alternativa para substituir materiais petroquímicos.
As vencedoras irão receber um aporte financeiro de 100 mil euros, além de mentorias, programas de orientação especializada para acelerar o lançamento e o crescimento dos empreendimentos. Thamires conta que acredita que “o reconhecimento e validação da associação abrirão portas para oportunidades que antes não estavam disponíveis pra mim”.
Ver essa foto no Instagram
Para Vanessa Mendonça, presidente do Conselho Internacional de Empreendedorismo da Associação Comercial do Distrito Federal, o aspecto mais interessante sobre a premiação foi o fato de que as jovens premiadas precisaram comprovar o impacto de cada projeto.
“Estive no julgamento das finalistas em São Paulo e fui a Madri acompanhar a entrega do prêmio. Para ser escolhida, cada uma das jovens teve que mostrar de que forma o projeto inscrito iria transformar a vida da sua comunidade e isso faz toda a diferença”, conta a ex-secretária de Turismo do DF e embaixadora do Brasil no Prêmio.
Entre as personalidades que participaram como juradas e embaixadoras do Unlock Her Future 2024 edição LATAM, estiveram Chantal Khoueiry, Elena Foguet, Luiza Helena Trajano, Gilda Perez Alvarado, Mireya Cisneros, Paola Rojas e Maria-Noel Vaeza.