GPS Brasília comscore

MDB monta estratégia para combater narrativa de “golpe”

O MDB prepara uma série de ações para combater a narrativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT segundo a qual a ex-presidente da República Dilma Rousseff foi **vítima de um golpe**. A legenda de Michel Temer – que assumiu o Palácio do Planalto após o impeachment da petista – deu início a uma estratégia para defender o que considera seu legado, rebater ataques de “_fogo amigo_” e posicionar a ministra do Planejamento, Simone Tebet, como presidenciável em 2026.

Além de não deixar sem resposta nas redes sociais nenhuma crítica à gestão Temer, **o MDB articula a produção de um documentário sobre os 60 anos da legenda – a efeméride é em 2026** – que pretende defender a administração do emedebista. Interlocutores do ex-presidente queriam que o filme fosse centrado na sua gestão, mas a Fundação Ulysses Guimarães prefere ampliar o roteiro e **incluir o governo José Sarney e a Constituinte**.

Em outra frente, a fundação prepara um documento elaborado por economistas sobre as “_conquistas_” do governo Temer, como a **reforma trabalhista e o teto de gastos, e outro com advogados que farão a defesa jurídica do impeachment**.

“_Temos uma história de serviços prestados o povo e aprovados nas urnas pelo voto direto. Por isso, temos de reforçar e lembrar nossa história sempre, principalmente quando todos são alvo de fake news_”, diz o deputado Baleia Rossi (SP), presidente nacional do partido.

**Sondagem**

O MDB encomendou, ainda, pesquisas quantitativas e qualitativas para **medir o recall eleitoral de Tebet e medir o quanto o eleitorado vincula nome da ministra à legenda**. Apesar estar na base de Lula, o partido quer dar visibilidade a Tebet, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial do ano passado. A estratégia passa por manter distância regulamentar dos embates entre Lula e PT e o Banco Central.

Com três ministérios importantes no governo Lula (Planejamento, Transportes e Cidades) e dono de uma bancada de 42 deputados e dez senadores, **o MDB se tornou um aliado central para o Planalto**. A relação com o governo, no entanto, enfrenta desgaste. **Em janeiro, durante visita oficial ao Uruguai, Lula chamou Temer de “_golpista_”**.

Em resposta, Temer disse que o petista tenta de “_reescrever a história por meio de narrativas ideológicas_”. “_Foi aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição_”, afirmou o ex-presidente.

O rito da destituição de Dilma, em 2016, seguiu todas as regras previstas na Constituição. A base do processo foram as “_pedaladas fiscais_”, prática revelada pelo jornal _O Estado de S. Paulo_.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.