O Congresso Nacional conseguiu, nesta sexta-feira (24/2), as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar os atos terroristas de 8 de janeiro. O número é o mínimo necessário para a abertura regimental dos trabalhos.
De acordo com o regimento, a instalação da CPMI é automática após a coleta desse mínimo necessário.
Atualmente, apenas a CPI da Câmara Legislativa, órgão que se limita a investigar especificamente o Distrito Federal, conseguiu emplacar a comissão. No Senado, por exemplo, a instalação está em banho-maria.
O grande receio dos defensores do atual governo é de que, no decorrer dos trabalhos, os congressistas aliados percam o controle sobre depoimentos de autoridades que foram convidadas a prestar esclarecimentos sobre o episódio de 8 de janeiro.
Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a princípio, defenderam a realização da apuração, mas acabaram desmotivados após o próprio Palácio do Planalto calcular prejuízos maiores do que possíveis benefícios na realização de uma comissão parlamentar.
**Veja a lista de quem aderiu:**
![Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Relacao_CPMI_Congresso_2bcf8eea56.jpeg)