GPS Brasília comscore

Cordão do Bola Preta abre o Carnaval carioca com 1 milhão de pessoas

**Foi dada a largada no Carnaval de rua do Rio de Janeiro!** O desfile do **Cordão do Bola Preta** abriu a folia oficialmente, na manhã deste sábado (18), após dois anos sem festa devido à pandemia. Os foliões tomaram a **Rua Primeiro de Março**, no centro da cidade, ao som do tradicional “Quem não chora não mama!// Segura, meu bem,// a chupeta// Lugar quente é na cama// Ou então no Bola Preta”, a marchinha do Bola.

**Com mais de um século de alegria*8, o mais antigo bloco carnavalesco do Rio continua concentrando multidões nas suas apresentaçõesl. Este ano, em seu 103º desfile, não foi diferente, com **1 milhão de pessoas**. Entre os participantes, o casal Fernando Pellon, de 66 anos, e Lili Rose, de 60, que vão juntos ao Bola há 39 anos, a idade do relacionamento. **”É muita energia represada desses anos sem festa. E me emociono de verdade ao saber que esse, aqui e agora, é o maior e mais importante bloco de carnaval do planeta”**, diz Pellon.

Tentando criar um bloco exclusivo dentro dos megablocos, **11 amigos de Bangu**, bairro da zona oeste do Rio, **formaram o grupo Uga-Uga Catiri**, cuja estratégia é passar graxa no corpo para que outros foliões se afastem e o grupo circule livremente. “Fazemos isso todo ano. **Nossos pais e tios já faziam e a gente está aí seguindo a tradição*8. Ano passado não teve por causa da Covid, mas agora voltamos com tudo”, diz o engraxado João Ari, de 32 anos.

**A irreverência também foi destaque nas fantasias, que embora sejam distintas, em boa parte tem um traço em comum: as cores branca e preta**, que são as do bloco. Com o calor a preferência também é por roupas mais leves.

**A concentração começou cedo, antes das 9h, horário marcado para o desfile, que começou com 20 minutos.** O trajeto é o mesmo definido pela prefeitura para todos os Megablocos do Carnaval carioca que passam pelo Centro da Cidade: da Rua Primeiro de Março até a Avenida Presidente Antônio Carlos. **O policiamento foi reforçado na região** pela PM e Guarda Municipal, com o uso de detector de metais.

Os foliões se espalharam não só pelas ruas do circuito como também nas transversais. O presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho, acredita que o público foi maior do que em anos anteriores, por ser o Carnaval da retomada. **“O desfile é a mãe de toda a existência do Bola Preta. Se a gente fizer um grande desfile a gente está caminhando com o Bola Preta. O desfile é o maior acontecimento social da vida do Bola Preta. É a marca do Bola Preta desde a fundação”**, disse .

**A passagem de gerações entre os foliões é um dos fatores que mantêm o bloco como um dos favoritos do Carnaval.** Para Pedro Ernesto, a explicação é o comprometimento do Bola Preta com o carnaval tradicional, pois é o último remanescente das antigas entidades de carnaval. **”Todas pereceram ao longo do tempo por problemas econômicos e o Bola continuou firme e forte apegado às suas origens da tradição do carnaval”**, contou.

Segundo o presidente, **o objetivo maior é preservar a música tradicional do Carnaval, o que faz com sua famosa banda, que entre os instrumentos têm a marca de metais**. “Foi isso que fez o Bola Preta atravessar os seus 104 anos. O Bola Preta foi fundado em 31 de dezembro de 1918 e já em fevereiro de 19 fez o primeiro desfile que sempre esteve um ano à frente do seu aniversário. Quando fez 100 anos já era o 101º desfile. Só que com a paralisação dos desfiles com a pandemia, apesar de gente ter feito em dezembro 104 anos este desfile é o de número 103”, pontuou.

**Musas e padrinhos**

Este ano, o público teve um Bola com força total. Durante o desfile, todas as figuras representativas do bloco estiveram presentes. Do alto do carro, a rainha e atriz **Paola Oliveira** cumprimenta os foliões. O bloco tem ainda o padrinho, cantor e compositor **Neguinho da Beija-Flor**; a madrinha, a cantora *8Maria Rita**; a porta-estandarte oficial do bloco, a atriz **Leandra Leal**. Entre as musas, a da banda, a atriz e cantora **Emanuelle Araújo**; a do centenário, a atriz **Miriam Duarte**, e a musa das musas a porta-bandeira da Beija-Flor, **Selminha Sorriso**.

Além do Cordão da Bola Preta, **outros 47 blocos autorizados pela administração municipal desfilarão neste sábado**, entre eles os tradicionais **Afoxé Filhos de Gandhi** (Saúde), **Céu na Terra** (Santa Teresa), **Banda de Ipanema**, Bloco **Amigos da Onça** (Flamengo), **Bloco da Terreirada** (Quinta da Boa Vista, São Cristóvão), **Bloco dos Barbas** (Botafogo) e **Escangalha** (Jardim Botânico). **A Prefeitura estima a participação de 5 milhões de pessoas nos desfiles deste ano na capital fluminense.** (com Agências Estado e Brasil)

Veja também

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele …

No Portas Abertas, o povão, aquele que muita vez não …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI