GPS Brasília comscore

Haddad janta com empresários no DF e defende a reforma tributária

Em debate promovido pelo grupo **Esfera Brasil** na noite de quarta-feira (15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ouviu dos principais empresários do País uma **defesa da necessidade de queda da taxa de juros**. Ele prometeu que não tomará iniciativas sem ouvir atentamente o setor produtivo, fez uma análise do cenário político do País pós-8 janeiro e defendeu um ambiente de conciliação para que o País e a economia cresçam de forma sustentável.

Outro ponto importante do debate, promovido pelo **economista e sócio do NWGroup, Fernando Cavalcanti**, foi a reforma tributária. **Após ouvir o empresário e ex-senador Paulo Octávio defender a simplificação tributária com contribuição eletrônica, Haddad firmou que o modelo do Imposto de Valor Agregado (IVA) seria o mais indicado para a simplificação do ambiente tributário no Brasil**. Além de Paulo Octávio, também estiveram no jantar a governadora em exercício do DF, Celina Leão, e vários empresários.

**Convergência com o PT**

O pedido dos empresários presentes ao encontro encontrou eco justamente no Partido dos Trabalhadores (PT), o mesmo do ministro Haddad e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. **O Diretório Nacional da legenda, nesta quinta-feira (16), divulgou nota defendendo o corte da taxa básica de juros**. O documento também tem críticas à política monetária do País e defende a revisão das metas de inflação e a “_convocação_” do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo Congresso.

Para o Diretório Nacional do PT, é possível **cortar os juros** porque a inflação do Brasil não seria de demanda. “_Economistas renomados questionam duramente essa política de juros altos e, mais ainda: criticam a maneira leviana e inverídica de justificar essa política de juros altos ao brandir com o temor da inflação, que sabidamente não é uma inflação de demanda, mas sim tem a ver com as consequências da pandemia e a guerra na Ucrânia_”, diz o texto.

“_O programa de governo apresentado pelo Presidente Lula, aprovado nas urnas e constantemente reiterado pelo próprio presidente, prevê uma política econômica que permita o crescimento econômico, por isso é essencial a queda nas taxas de juros praticadas pelo Banco Central bem como a revisão das metas de inflação_”, segue o PT.

_Com Estadão Conteúdo_

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.