GPS Brasília comscore

Bíblia hebraica mais antiga pode bater recorde de preço

Em leilão, item de mil anos pode arrecadar até R$ 261 milhões. Documento oferece uma ligação crítica entre a tradição oral judaica e a Bíblia Hebraica moderna

Compartilhe:

_Códex Sassoon_ pode bater o **recorde** e se tornar o **texto impresso** ou **documento histórico** mais **valioso** já vendido em **leilão**. A **Bíblia Hebraica** mais antiga e completa do mundo será exibida em Londres na próxima semana antes de uma hasta em maio, quando poderá ser vendida por até USD 50 milhões , segundo a _Sotheby’s_.

O investidor bilionário **Kenneth Griffin** estabeleceu o **recorde** em 2021 quando pagou USD 43,2 milhões em um leilão da _Sotheby’s_ por uma cópia da primeira edição da **Constituição dos Estados Unidos**.

![Foto: Cortesia/Sotheby’s](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/http_cdn_cnn_com_cnnnext_dam_assets_230215100131_02_oldest_bible_auction_74bc80e189.jpg)

De acordo com a casa de leilão, a Bíblia havia sido **datada** do final do século 9 ou início do século 10 com base **científica** e **paleográfica**. As cópias mais antigas já encontradas do texto bíblico foram os **Manuscritos do Mar Morto**, descobertos em cavernas em 1947.

Últimas

Política