Quem lembra de um dos personagens da **Disney** mais famosos? O papagaio **Zé Carioca** ganhou uma história em quadrinho (HQ) inédita, além de estar no livro de **Eduardo Bueno** e aparecer no single e clipe com **Xande de Pilares**.
![Foto: Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_dc68bb14fd.png)
Em homenagem ao octogésimo aniversário de **Zé Carioca**, a **Disney** decidiu homenagear os brasileiros e apostar em um dos papagaios mais famosos do Brasil com o livro de Eduardo Bueno, onde o personagem vai transitar entre episódios da história do País.
Além disso, haverá um single e um videoclipe entitulado **Os Zés do Brasil**, com letra de **Leandro Lehart** e na voz de **Xande de Pilares**. A letra canta “tô na rua, na luta, com amor, nascido e criado no Brasil, sou do povo, festeiro e vencedor”.
A expectativa é que o personagem tenha um crescimento comercial de 250% este ano.
![Foto: Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_f42da827cf.png)
**Relembre**
Nascido **Joe**, e então transformado em **José**, e, depois, **Zé Carioca**, o personagem foi criado em 1941, durante o governo do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt.
Zé Carioca começou a ter seu próprio quadrinho a partir de outubro de 1942 mas, no Brasil, o primeiro registro é apenas em fevereiro do ano posterior, através da revista **Globo Juvenil**, seguido de aparecimentos em **O Globo**.
São oito décadas de história, e seu primeiro desenhista brasileiro foi Jorge Kato, que trabalhou na coletânea **O essencial do Zé Carioca**, que conta com 14 HQs.
Os anos dourados deste personagem ocorreram durante **1970 e 1982**, e no fim dos anos 90 houve uma pausa em sua produção. **Zé Carioca** retornou em 2014, e então depois em 2020 — mas só teve a primeira _graphic novel_ publicada no ano passado, com **Viagens Fantásticas**.