GPS Brasília comscore

5 tendências que bombaram no Carnaval e como adaptá-las para o dia a dia

Existe modo de incorporar a roupa da folia na rotina? A coluna destaca das trends que marcaram o Carnaval 2023 e sugere maneiras de misturá-las ao guarda-roupa do dia a dia

Compartilhe:

Bebida à vontade, beijos na boca à parte. Fecha a rua, passa o bloco, troca o terno por ternura e a gravata por gratidão. A época mais frenética do ano passou — mas para todos os efeitos, **ainda é Carnaval**.

A fantasia (de sonhar e de vestir) é que nem o samba e calor: permanece em alta o ano inteiro. E quanta fantasia boa! Nos blocos de São Paulo ou nos camarotes da Sapucaí, não faltou beleza e informação de moda. Por que deixar tudo na avenida? Em dicas simples, a coluna destaca os **modismos que se fizeram notar durante o feriado e maneiras práticas de incorporá-los no “look do dia”. Abre alas!**

**Me conta**

A lá **Paco Rabanne, tops, saias e vestidos feitos com contas, correntes e espelhos** estão em destaque há algumas boas temporadas. Práticos, não são de ocupar espaço na mala, não sujam, não mancham e não decepcionam no calor do bloquinho. Camaleônicos, mudam de cara de acordo com o underwear que acompanhar, e rendem múltiplas combinações para as que são criativas na hora de compor camadas, dentro ou fora da folia.

Durante os meses de frio, as ‘estilosas’ do Hemisfério Norte gostam de usar por cima de gola rolê e meia calça grossa — uma ideia que ajuda a incorporar as peças no tímido inverno brasileiro. E se tudo falhar, **a tríade camisa branca, camiseta neutra e t-shirt ‘podrinha’** não costumam.

![Da farra: foram destaque dos principais camarotes cariocas e fizeram vista em combinações simples e elaboradas](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2354_24b2bfa254.JPG)

![Para a vida: encontram equilíbrio em peças clássicas para o look dia a dia e são ponto de contraste em combinações vezes despojadas (com camiseta), vezes elegantes (com alfaiataria)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2353_f9a81d47f7.JPG)

**Dança da mãozinha**

**Luvas, luvas, luvas…** há quanto tempo não pertencem mais à opera? Dos bailes de gala, começaram a migrar para a passarela em meados de 2019. Hoje, são acessório indispensável na construção de looks ‘de tombar’. Coloridas, texturizadas, com franjas ou pedrarias, foram elemento frequente nos looks carnavalescos, e apesar de ainda intimidarem muita gente, **podem facilmente performar em eventos do dia a dia.**

![Da farra: nas mais variadas texturas, cores e decorações, as luvas foram o definitivo “arroz e festa” do Carna2023](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2358_a7d1d707eb.JPG)

Modelos em tule são leves e concordam com o tropicalismo brasileiro. Para a noite, dão efeito _‘catsuit’_ quando combinadas com meias da mesma opacidade, elevando o visual de qualquer look. Para o dia, as coloridas surpreendem e oferecem uma qualidade de ‘glamour bem humorado’ à produção, balanceadas por peças em alfaiataria ou até pela infalível ’t-shirt podrinha’.

Variações curtinhas, sem dedos ou acopladas aos vestidos têm ganhado ênfase nas últimas temporadas. No inverno, versões em couro são favoritas nas ‘bandas gringas’, mas nada impede que façam voo internacional e pousem no guarda-roupa nacional.

![Para a vida: novamente, a alfaiataria vem ao resgate emprestando sua credibilidade ao acessório](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2366_28bc1aaf6a.JPG)

**Mente brilhante**

Daisy, Great Gatsby, o opulento mundo de F. Scott Fitzgerald e o deslumbre dos Anos Loucos… **pompa e farra que possuem muito em comum com nossa folia de glitter**. Nesse Carnaval, os acessórios de cabeça art deco foram um convidado inesperado em quase toda festa, carregando um glamour vintage que resgata a riqueza dos bailes carnavalescos ‘de antigamente’ — e faz muito bonito no Instagram.

![Da farra: com cristais, penas, paetês e até crochê, as ‘toucas brilhosas’ fazem alusão aos anos de ouro do carnaval brasileiro](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2357_4577cf4e23.JPG)

Levá-los ao dia não é impossível, mas sem dúvidas pertencem ao **universo noturno**. Combine com maquiagens de alto teor ‘gliterólico’ e **alimente a fantasia festiva**.
Não é para os fracos de coração ou de estilo — fato. Mas, assim como as luvas que antes correspondiam ao auge da excentricidade, as charmosas ‘tocas brilhosas’ também podem clamar seu espaço entre ‘meros mortais’.

![Para a vida: faça bom uso do brilho e invista na qualidade glamurosa da peça](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2359_0d3fe92920.JPG)

**De corpo e alma**

Não, o macacão não é das escolhas mais práticas para pular carnaval — traumáticas jornadas ao banheiro garantem — mas ora! **Se não é uma das mais interessantes**…
Este ano, a funcionalidade foi deixada de lado e abriu espaço para uma preferência muito mais bacana: essa estética **lúdica**, circense e deveras sensual que tem planado sobre a moda.

Lá fora, Dua Lipa e Saint Laurent já deram o tom: **o macacão justíssimo, quase atlético, é a peça da vez**. Resgata essa verve ‘fitness-emperequetada’ dos anos 1980 (mas com muita transparência e renda para dar a cara de 2023!). Assimetrias e cores fortes são bem-vindas, contudo, **as propostas rendadas são as inquestionáveis favoritas**.

**Não é para todos os gostos!** Isso é fato. Mas com bom gosto e mão leve, é possível levar o_ jumpsuit_ ao cotidiano sem choro nem dor. Aqui, elementos sóbrios de uma elegância discreta são a pedida, pois **tiram a produção da fantasia e oferecem um perfume levemente mais moderado**.

![Para a vida: marcas como Poster Girl e Saint Laurent já apostam no potencial da peça há algumas temporadas](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2356_7aab14dfe4.JPG)

**Mostra tudo**

**Foi-se o tempo da modéstia!** Na passarela ou no bloquinho,** a vez é de uma moda que não se esconde do corpo e que não teme a pele**. A transparência ‘abusada’ é a tendência mais quente das semanas de moda internacionais, e já não é mais direito exclusivo das Rainhas de Bateria. Entre as foliãs, **perdeu-se a preocupação de ‘mostrar demais’**, e pernas, bumbuns e seios saem de seu esconderijo para brincar da avenida.

![Da farra: caindo de boca na proposta ‘passista’, influencers e celebridades deixaram a vergonha de lado e colocaram a pele para jogo](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2367_c0928818c3.JPG)

Muito de acordo com o cenário internacional, a tendência é fruto do movimento abordado parágrafos acima: **a febre do mostra-mostra geral**. Rolando o dedo pelas imagens das semanas de moda internacionais (que se encerram logo menos, em Paris), é fácil encontrar um denominador comum. Seja no _catwalk_ da **Dolce & Gabbana** ou na passarela da **Gucci, o ‘sem-vergonhismo’ fashion está mais que liberado** — e é questão de tempo até que a look ‘peladão’ seja normalizado para além do fashion week. Acho bárbaro!

![Para a vida: acabamentos translúcidos, peças sem forro e overdose de renda são a nova ordem](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2368_1c2aa4fddb.JPG)