Se você já viu alguma paisagem paradisíaca no seu longa-metragem preferido, certamente deve se perguntar se muitos desses ambientes existem ou se são recriados através de estúdios. E a resposta é que, apesar de grande parte da indústria do entretenimento optar por recriar tudo em ambiente controlado, grandes produções tendem a locar cenários reais e, às vezes, até mesmo deixam rastros depois que as gravações se encerram. Por isso, o **GPS|Lifetime** selecionou 5 ambientações de cair o queixo, para você conhecer!

**Senhor dos Anéis: Suíça e Nova Zelândia**
O mais conhecido dos longas-metragens selecionados é, certamente, a franquia de Senhor dos Anéis, inspirada no livro de nome homônimo do escritor britânico John Ronald Reuel Tolkien (conhecido internacionalmente como J. R. R. Tolkien).

Os cenários em questão envolvem países como a Suíça e a Nova Zelândia, que serviram de locações para o Condado dos Hobits, criaturinhas que, para quem não sabe, são menores que anões na mitologia de Tolkien.
Por ter, entre outras aventuras, comparecido à guerra, Tolkien pendeu para a escrita descritiva, e muitos de seus cenários pareciam impossíveis de conceber — por isso a adaptação do filme levou tanto tempo, principalmente em detrimento da tecnologia da época.



**Cartas para Julieta e Sob o Sol da Toscana: Itália**
A Toscana é um dos muitos destinos românticos da Itália, que aparece diversas vezes nessa lista. A história do filme Sob o Sol da Toscana se passa na cidade de Cortona, que fica rodeada por muralhas e labirintos.
**Call Me By Your Name: Itália**
No romance, a aventura transita pelo interior da Itália principalmente, e isso não passou impune aos viajantes e moradores das regiões em questão. O filme se passa em municípios como Sirmione, Pandino, e a Vila Albergoni, em Crema.




Uma outra das cidades utilizadas, por exemplo, se chama Bergamo, que dispõe de diversas atrações, como a Basilica di Santa Maria Maggiore, o Duomo di Bergamo, ou até mesmo a Cascate del Serio que, com 315 metros de altura, é a maior cachoeira da Itália — e uma das cenas do filme.
**Mamma Mia!: Grécia**
Quer você acredite ou não, todas as paisagens exibidas no filme Mamma Mia! são reais.
As cidades variam, indo de Skiathos, para a praia de Koukounaries, até à Ilha de Skopelos, que ficou mundialmente conhecida após o longa. Outros locais utilizados são a Kastani Bay e a Villa Donna, na praia Glisteria.
E uma curiosidade, que nada tem a ver com filmes: a música Orange Trees, da cantora Marina, faz referência justamente à Grécia, já que ela é descendente destas terras e relata, na música, sentir falta das árvores com vista para o mar.
**
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: Paris**
É difícil achar um filme que não se esbarre nos cenários parisienses, e o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain não está imune a isso. Toda a cidade de Paris já é, por si só, fotografável — por isso, recomendamos alguns dos locais que aparecem no filme, como o Toys Palace, o Café des Deux Moulins e a Basílica de Sacré Coeur.