Se você já viu alguma paisagem paradisíaca no seu longa-metragem preferido, certamente deve se perguntar se muitos desses ambientes existem ou se são recriados através de estúdios. E a resposta é que, apesar de grande parte da indústria do entretenimento optar por recriar tudo em ambiente controlado, grandes produções tendem a locar cenários reais e, às vezes, até mesmo deixam rastros depois que as gravações se encerram. Por isso, o **GPS|Lifetime** selecionou 5 ambientações de cair o queixo, para você conhecer!
![J R R Tolkien (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/J_R_R_Tolkien_Foto_Reproducao_7c92645484.webp)
**Senhor dos Anéis: Suíça e Nova Zelândia**
O mais conhecido dos longas-metragens selecionados é, certamente, a franquia de Senhor dos Anéis, inspirada no livro de nome homônimo do escritor britânico John Ronald Reuel Tolkien (conhecido internacionalmente como J. R. R. Tolkien).
![Condado na Suíça, Senhor dos Aneis (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Condado_na_Suica_Senhor_dos_Aneis_Foto_Reproducao_04dd56ee5d.webp)
Os cenários em questão envolvem países como a Suíça e a Nova Zelândia, que serviram de locações para o Condado dos Hobits, criaturinhas que, para quem não sabe, são menores que anões na mitologia de Tolkien.
Por ter, entre outras aventuras, comparecido à guerra, Tolkien pendeu para a escrita descritiva, e muitos de seus cenários pareciam impossíveis de conceber — por isso a adaptação do filme levou tanto tempo, principalmente em detrimento da tecnologia da época.
![Hobbiton, Condado na Nova Zelândia (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Hobbiton_Condado_na_Nova_Zelandia_Foto_Reproducao_d4dea3e7f7.jpg)
![Hobbiton, Condado na Nova Zelândia (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Hobbiton_Condado_na_Nova_Zelandia_Foto_Reproducao_e756cce31a.jpg)
![Vilarejo, Condado na Nova Zelândia (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Vilarejo_Condado_na_Nova_Zelandia_Foto_Reproducao_515f986164.jpg)
**Cartas para Julieta e Sob o Sol da Toscana: Itália**
A Toscana é um dos muitos destinos românticos da Itália, que aparece diversas vezes nessa lista. A história do filme Sob o Sol da Toscana se passa na cidade de Cortona, que fica rodeada por muralhas e labirintos.
**Call Me By Your Name: Itália**
No romance, a aventura transita pelo interior da Itália principalmente, e isso não passou impune aos viajantes e moradores das regiões em questão. O filme se passa em municípios como Sirmione, Pandino, e a Vila Albergoni, em Crema.
![Toscana (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Toscana_Foto_Reproducao_671a8ba4eb.jpg)
![Toscana (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Toscana_Foto_Reproducao_d93be1e18a.jpg)
![Me Chame Pelo Seu Nome (Foto: Zineb Bayad/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_aa1b6ae64d.webp)
![Toscana (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Toscana_Foto_Reproducao_223099e132.jpg)
Uma outra das cidades utilizadas, por exemplo, se chama Bergamo, que dispõe de diversas atrações, como a Basilica di Santa Maria Maggiore, o Duomo di Bergamo, ou até mesmo a Cascate del Serio que, com 315 metros de altura, é a maior cachoeira da Itália — e uma das cenas do filme.
**Mamma Mia!: Grécia**
Quer você acredite ou não, todas as paisagens exibidas no filme Mamma Mia! são reais.
As cidades variam, indo de Skiathos, para a praia de Koukounaries, até à Ilha de Skopelos, que ficou mundialmente conhecida após o longa. Outros locais utilizados são a Kastani Bay e a Villa Donna, na praia Glisteria.
E uma curiosidade, que nada tem a ver com filmes: a música Orange Trees, da cantora Marina, faz referência justamente à Grécia, já que ela é descendente destas terras e relata, na música, sentir falta das árvores com vista para o mar.
**
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: Paris**
É difícil achar um filme que não se esbarre nos cenários parisienses, e o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain não está imune a isso. Toda a cidade de Paris já é, por si só, fotografável — por isso, recomendamos alguns dos locais que aparecem no filme, como o Toys Palace, o Café des Deux Moulins e a Basílica de Sacré Coeur.