GPS Brasília comscore

323 funcionários do governo acumulam salários como conselheiros em estatais

Entre os nomeados estão ministros, secretários-executivos, assessores do Planalto, dirigentes partidários e apadrinhados políticos

O governo do presidente Lula da Silva nomeou 323 aliados para conselhos de estatais e empresas privadas com participação da União. Os cargos oferecem remuneração adicional pela participação em reuniões periódicas, podendo elevar os vencimentos para mais de R$ 80 mil. As informações são do Estadão.

Entre os nomeados estão ministros, secretários-executivos, assessores do Planalto, dirigentes partidários e apadrinhados políticos. O Planalto afirmou que as indicações seguem a Lei das Estatais e passam por avaliação dos comitês de elegibilidade. Ministérios também confirmaram a regularidade dos processos.

O levantamento foi feito com mais de 40 pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) e análise de documentos públicos. Foram considerados membros de conselhos em atividade até 15 de abril, ligados ao Executivo e à base aliada no Congresso.

Em empresas privadas e estatais, conselhos de administração e fiscais geralmente são ocupados por profissionais com experiência no setor. No governo, parte dos indicados não possui formação técnica específica.

Casos como o de Débora Raquel Cruz Ferreira, jornalista e chefe de gabinete da SEST, e de Lucas Monteiro Costa Dias, historiador e diretor da Secom, ilustram o perfil de nomeações. Ambos ocupam vagas em conselhos de empresas ligadas ao setor naval e financeiro, respectivamente.

O governo defendeu a diversidade de formações nos conselhos como prática de governança. Especialistas ouvidos destacam a importância da experiência técnica para a eficiência das decisões.

A prática de nomeações políticas se estende ao primeiro escalão. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, integra o conselho da Tupy, enquanto outros ministros acumulam funções em empresas como Brasilcap, Elo Serviços e Itaipu Binacional.

No Congresso, assessores de Davi Alcolumbre, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira também foram indicados para conselhos de estatais.

Ao todo, 13 ministros, e a ministra interina Sônia Faustino participam de conselhos de empresas públicas, privadas ou mistas, ampliando a presença de representantes do governo em áreas estratégicas da economia.

Confira os ministros que trabalham como conselheiros:

– ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho – conselheiro nas empresas Tupy e Brasilcap;

– ministro da Casa Civil, Rui Costa – conselheiro nas empresas Itaipu Binacional;

– ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira – conselheiro na Itaipu Binacional;

– ministro da Fazenda, Fernando Haddad – conselheiro na Itaipu Binacional;

– ministro da Previdência, Carlos Lupi – conselheiro na Tupy;

– ministro da Saúde, Alexandre Padilha – conselheiro na Sesc;

– ministro do Trabalho, Luiz Marinho – conselheiro na Sesc;

– ministra do Planejamento, Simone Tebet – conselheira na Elo Serviços S.A;

– ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco – conselheira na Tupy;

– ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira – conselheira na Itaipu Binacional;

– ministro da Educação, Camilo Santana – conselheiro no Senac;

– ministra da Gestão, Esther Dweck – conselheira na Itaipu Binacional;

– ministro da AGU, Jorge Messias – conselheiro na Brasilprev;

– e ministra interina das Comunicações Sônia Faustino Mendes – conselheira nos Correios.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.