GPS Brasília comscore

3 x 3 = 9 dicas para viajar e comer pelo mundo

O GPS separou 3 destaques gastronômicos em 3 cidades ao redor do mundo onde o turismo e a culinária andam lado a lado

Compartilhe:

**O que motiva suas viagens?** Para muitas pessoas, o roteiro é baseado totalmente nas **opções gastronômicas**. Afinal, conhecer as diferentes cozinhas, com suas receitas próprias e **ingredientes únicos** é uma experiência impagável.

Seja com restaurantes premiados com **estrelas _Michelin_**, seja com **comidas típicas**, separamos três destinos ao redor do mundo onde a gastronomia é destaque turístico, e **dicas de onde experimentar os melhores pratos**:

**Lyon, França**

Considerado um dos maiores chefs da história, **Paul Bocuse** teve Lyon como sua cozinha. A cidade é conhecida por sua **”constelação de _Michelin_”**, graças à tradição construída com o tempo.

O principal restaurante de Bocuse é o **_L’Auberge du Pont_**, que continua a atrair turistas amantes de uma boa comida.

![L’Auberge du Pont, de Paul Bocuse (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Auberge_de_Paul_Bocuse_3ee9fc8d07.jpg)

A influência de Paul Bocuse é tanta, que ele tem um mercado inteiro com seu nome, o **_Les Halles Paul Bocuse_**, com diversas tendas e lojas com produtos típico da culinária regional e francesa. Outro restaurante estrelado de Lyon é o **_Les Vivarais_, do chef Williams Jacquier**, considerado parada obrigatória pelos especialistas.

**Bangcoc, Tailândia**

Pouco explorada por muitos turistas, a **Ásia** apresenta grande variedade gastronômica, especialmente para quem está acostumado com a **cozinha ocidental**.

Entre os mercados e barracas comida de rua da capital da Tailândia, Bangcoc, a culinária exala aromas e está presente por toda a cidade. Ao todo, são **102 restaurantes premiados com a estrela Michelin**, alguns com produtos de apenas USD 10, como o **The Local**.

O grande destaque da cozinha da cidade é o **Gaggan, do chef Gaggan Anand**, considerado o melhor da Ásia pela _Restaurant_. Para quem passa pela cidade, o prato imperdível é o **Pad Thai**, feito com noodles de arroz salteados na WOK, ovo, tofu e broto de feijão, temperados com açúcar, tamarindo e limão.

![The Local, em Bangcoc (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/The_20_Local_20by_20_Oamthong_20_Thai_20_Cuisine_20_Vouchers_f3f6d3b0_05a9_4992_88a6_3a4ccaae0c80_80c7a8d94f.webp)

**Yucatán, México**

A cozinha mexicana é bem conhecida pelo brasileiro, graças à popularização de **restaurantes típicos por todo o País**. Contudo, muitos pratos locais não são explorados pelos restaurantes no Brasil, como o **_Cochinita Pibil_**, comida típica entre povos indígenas da província de _Yucatán_.

O quitute é feito enrolado em folhas de **banana-da-terra**, assado em um forno montado em um buraco improvisado na terra, chamado de **pibil**.

A iguaria consiste em **carne de porco** com molho de laranja azeda, cebola roxa e achiote, carregada de especiarias, como canela, cominho, pimenta preta, vinagre e sal. Para quem visita a região de Yucatán, um local gastronômico indispensável é a **Fazenda San Ildefonso Teya**, fundada em **1683** e que cultiva e serve para os clientes os mais originais produtos mexicanos.

O que você também não pode perder na sua viagem gastronômica a Yucatán é o **Alfenim**, massa branca e seca de açúcar utilizada na confecção de doces com formas de animais e até mesmo de imagens folclóricas.

![Alfeñiques (Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/4d7d97fa_d09e_49af_837f_5fea41e43ad2deebd964ed59eb7d45_Alfenique5_a67e497f7d.jpg)