GPS Brasília comscore

“2025 será o ano de tirar novamente o Brasil do mapa da fome”, diz Wellington Dias

Ministro do Desenvolvimento Social participou da 1º reunião convocada por Lula do primeiro escalão da Esplanada

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reforçou o compromisso do governo em retirar o Brasil do Mapa da Fome e reduzir os índices de miséria e pobreza.

O ministro participou da primeira reunião ministerial de 2025, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para definir as prioridades do governo nos próximos anos.

O encontro, realizado nesta segunda-feira (20), teve como foco avaliar os resultados das políticas implementadas até agora e traçar novas metas para combater a fome e a desigualdade.

Wellington Dias destacou os avanços já alcançados, como a redução de 33,1 milhões para 8,7 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave entre 2022 e 2023.

“Pelo MDS, vamos alcançar quem ainda está em insegurança alimentar: 2025 será o ano de tirar novamente o Brasil do mapa da fome e com os mais baixos níveis de miséria, pobreza e desigualdade da história do Brasil”, declarou Dias.

De acordo com o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo” (Sofi), da FAO, o Brasil deverá apresentar uma prevalência de subnutrição de 2% em 2025, abaixo do critério de 2,5% que define o mapa da fome.

Os índices de pobreza e extrema pobreza também registraram queda significativa. Em 2021, a taxa de pobreza atingiu 36,7%, mas caiu para 27,4% em 2023, com projeção de 25% para 2024. A extrema pobreza reduziu de 9% em 2021 para 4,4% em 2023, com expectativa de 4% para 2024. “Crescemos na economia e no social em 2023 e 2024 e vamos seguir crescendo em 2025 ainda mais”, destacou o ministro.

O Cadastro Único também registrou avanços, com 1,5 milhão de famílias saindo da faixa de baixa renda e 972 mil pessoas alcançando a classe média entre junho de 2023 e dezembro de 2024.

O apoio ao emprego e ao empreendedorismo foi outro ponto abordado na reunião. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), mais de 91% dos empregos formais criados entre janeiro de 2023 e setembro de 2024 foram destinados a inscritos no Bolsa Família e no Cadastro Único. O programa “Acredita no Primeiro Passo” também foi destaque, com mais de R$ 1,6 bilhão em microcrédito concedidos em 2024.

Lula

Durante a reunião, o presidente Lula destacou a importância de intensificar os esforços para reduzir a pobreza e garantir a segurança alimentar da população.

“Essa reunião ministerial é importante para definirmos a segunda parte deste mandato. Já semeamos muitas políticas e 2025 será o ano da grande colheita. Ainda não realizamos todos os compromissos que estabelecemos com o povo. Por isso estamos aqui para trabalhar ainda mais”, afirmou Lula.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.