GPS Brasília comscore

1ª chefe do estado maior da PM celebra chegada do Dia da Policial Feminina

Coronel Ana Paula Barros destacou a importância da presença feminina nas diversas áreas da corporação

Compartilhe:

A coronel Ana Paula Barros, primeira mulher a assumir o cargo de Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Distrito Federal, celebrou a chegada do Dia da Policial Militar do DF. A nomeação em 2023 coincide com os 40 anos da presença feminina na PMDF.

 

“Sinto-me muito honrada. É gratificante ter meu trabalho reconhecido e poder contribuir com a corporação no Estado Maior. Há 29 anos ingressei na Academia de Polícia Militar de Brasília. À época do meu ingresso, não era permitido às mulheres alcançarem todos os postos e funções da corporação, mas com trabalho sério, estudo, treinamento e dedicação conseguimos ocupar nosso espaço”, conta a coronel.

 

Em 1° de julho é celebrado o Dia da Policial Militar Feminina no DF. Ana Paula exaltou o crescimento na participação das mulheres na corporação, que vêm se consolidando nas mais diversas funções e unidades, mas que esse aumento deve ser uma conquista diária num ambiente predominantemente masculino.

 

A coronel também destacou não apenas a importância da policiais militares na sociedade, mas o poder representado por elas, que as tornam exemplo às demais mulheres da sociedade, encorajando-as a buscarem seu espaço.

 

“Tenho muito orgulho de ser mulher policial militar e mais orgulho ainda em ver como cada policial militar feminina é importante no exercício de sua função, uma vez que estamos presentes em todas as unidades, mostrando que somos capazes de desempenhar qualquer função”, declarou Barros.

 

Ana Paula Barros comentou sobre como planeja lidar com eventuais casos de abuso de poder que ela possa enfrentar estando no cargo, e exaltou a efetividade da legislação penal militar, bem como da justiça militar.

 

“A PMDF possui uma Corregedoria muito séria e atuante, portanto, apurar, e se for o caso, punir ou levar à justiça são protocolos seguidos pela corporação. E a mim, como chefe/gestora, cabe segui-los, garantindo o ‘compliance’ da instituição”, finalizou a militar.

 

Material cedido ao GPS
Material cedido ao GPS

 

Material cedido ao GPS
Material cedido ao GPS

 

Material cedido ao GPS
Material cedido ao GPS