A cidade histórica de Pirenópolis será o palco da 13ª edição da Festa Literária FLIPIRI, entre os dias seis e nove de dezembro. O evento promete reunir apaixonados pela literatura em uma programação rica e diversificada.
Com uma estimativa de cinco mil participantes, a FLIPIRI 2023 traz consigo uma proposta instigante, composta por palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros com escritores, apresentações musicais e teatrais, debates, exposições, caminhada poética, livraria, saraus, oficinas e um encontro de ilustradores.
O tema central deste ano, ‘Os Vários Brasis – As Belas Faces de um Povo’, reflete a essência da diversidade e pluralidade cultural brasileira, estimulando reflexões profundas sobre a riqueza do país. A instituição homenageada nesta edição é a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM), o que destaca a importância de valorizar as origens e a cultura local.
“A FLIPIRI se consolida como um tradicional destino literário do país, sediada em Goiás, estado que contribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernardo Élis, Cora Coralina e José J. Veiga, todos já celebrados em edições passadas. Estamos felizes com o caminho que trilhamos, pois ao mesmo tempo em que alcançamos relevância nacional, mantemos o compromisso com a comunidade local, sobretudo a educacional”, explica Iris Borges, escritora, idealizadora, coordenadora- geral da FLIPIRI e vice- presidente do Instituto Cultural Casa de Autores (DF).

Fomento à leitura desde os primeiros anos, um dos objetivos da Flipiri

Maurício Melo Junior, curador literário da Flipiri
A FLIPIRI 2023 tem como base a crença no poder transformador da palavra e na capacidade dos livros em expandir horizontes em diversos âmbitos da sociedade. O conceito curatorial do evento destaca a promoção da literatura independente, buscando criar uma atmosfera contemporânea e plural para a celebração do livro, da leitura e da literatura.
Entre os convidados especiais estão a professora Eda Machado (DF), a editora Leila Bortolazzi (SP) e o pesquisador Dr. Lucelmo Lacerda (SP), especialista em autismo e inclusão.
Além do conteúdo enriquecedor, a localização da FLIPIRI é uma característica que a torna única. A programação cultural se concentra no Centro Histórico, e entre uma atividade e outra, os participantes serão envolvidos pela beleza da Serra dos Pireneus e pela arquitetura colonial encantadora da cidade. A gastronomia local e os passeios ecológicos complementam a experiência única oferecida pela FLIPIRI.
SERVIÇO:
Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI
De 06 a 09 de dezembro
Pirenópolis/Goiás
Entrada Franca
Instagam: @flipiri_