Já está contando os dias para a seca acabar? Esse período, tão conhecido pelos brasilienses, é fácil de reconhecer: grama seca, lábios rachados, e muito, muito umidificador. Nesta segunda-feira, 15, iniciamos a semana com um marco não tão agradável: completamos **100 dias sem chuva no Distrito Federal**.

Nesta segunda-feira, a temperatura máxima deve chegar a **29°C, com mínima de 13°**, e a tão famosa umidade do ar, que o brasiliense sempre fica de olho, ficará entre 20% e 70%, segundo informações do **Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)**.

**Sinais de desidratação**
– dor de cabeça
– boca seca/lábios rachados
– pele seca
– sonolência
– tonturas
– fraqueza
– cansaço
– aumento da frequência cardíaca
– urina alterada
– sede constante
No entanto, **ânimo**! A previsão é que a partir desta quinta-feira, 18, uma leve **massa de ar frio**, vinda da **Argentina**, chegue à capital federal e dê uma pausa, ainda que temporária, no período de **estiagem**.

**O que é o período de estiagem**
Também conhecido como seca, esse período representa uma escassez prolongada de água (seja por meio de chuvas ou subterrâneo). A estiagem pode durar meses ou anos, e geralmente é declarada após quinze dias. No Distrito Federal, isso ocorre entre os meses de **agosto** e **setembro**.
**Incêndios**
Além dos problemas respiratórios por conta da seca, o período de estiagem também afeta a fauna e a flora do Distrito Federal, que fica localizado em um dos biomas mais afetados — **o cerrado**.


Sozinho, o cerrado representa 45% das queimadas do País, segundo dados do **Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)**. Somente até agosto já foram registrados mais de 20 mil focos de incêndio.

Por isso, mantenha-se sempre **hidratado** e caso identifique um foco de queimada, é preciso acionar o **Corpo de Bombeiros** imediatamente através do número 193, ok?