GPS Brasília comscore

100 dias de seca no Distrito Federal: vem frio aí!

Já está contando os dias para a seca acabar? Esse período, tão conhecido pelos brasilienses, é fácil de reconhecer: grama seca, lábios rachados, e muito, muito umidificador. Nesta segunda-feira, 15, iniciamos a semana com um marco não tão agradável: completamos **100 dias sem chuva no Distrito Federal**.

![Foto: cem foco/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_1f189a837f.jpg)

Nesta segunda-feira, a temperatura máxima deve chegar a **29°C, com mínima de 13°**, e a tão famosa umidade do ar, que o brasiliense sempre fica de olho, ficará entre 20% e 70%, segundo informações do **Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)**.

![Foto: Celso Júnior/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_4d04af3d19.jpg)

**Sinais de desidratação**

– dor de cabeça
– boca seca/lábios rachados
– pele seca
– sonolência
– tonturas
– fraqueza
– cansaço
– aumento da frequência cardíaca
– urina alterada
– sede constante

No entanto, **ânimo**! A previsão é que a partir desta quinta-feira, 18, uma leve **massa de ar frio**, vinda da **Argentina**, chegue à capital federal e dê uma pausa, ainda que temporária, no período de **estiagem**.

![Foto: Celso Júnior/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/3_3bd88c5714.jpg)

**O que é o período de estiagem**

Também conhecido como seca, esse período representa uma escassez prolongada de água (seja por meio de chuvas ou subterrâneo). A estiagem pode durar meses ou anos, e geralmente é declarada após quinze dias. No Distrito Federal, isso ocorre entre os meses de **agosto** e **setembro**.

**Incêndios**

Além dos problemas respiratórios por conta da seca, o período de estiagem também afeta a fauna e a flora do Distrito Federal, que fica localizado em um dos biomas mais afetados — **o cerrado**.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/4_3af5a17b5c.jpg)
![Fotos: Paulo H. Carvalho e Tony Winston/Agência Brasília](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19590784064_fd0d6aa094_k_82cd79f725.jpg)

Sozinho, o cerrado representa 45% das queimadas do País, segundo dados do **Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)**. Somente até agosto já foram registrados mais de 20 mil focos de incêndio.

![Foto: cem foco/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/5_face0ffacc.jpg)

Por isso, mantenha-se sempre **hidratado** e caso identifique um foco de queimada, é preciso acionar o **Corpo de Bombeiros** imediatamente através do número 193, ok?

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Hoje é o Dia Internacional do Vinho do Porto, uma …

Como a estrutura familiar afeta a formação dos núcleos urbanos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI