Neste 4 de outubro é celebrado o dia de uma das iguarias mais consumidas em feiras e lanchonetes Brasil à fora: o pastel. Como ótima opção de petisco ou um lanche rápido em dias mais corridos, o pastel tem inúmeras opções de sabores e combinações. Para comemorar a data, montamos uma lista com algumas das melhores pastelarias do DF.
Os recheios vão desde os clássicos (carne e queijo) até opções mais inusitadas, sejam doces ou salgadas. Essa diversidade reflete a riqueza cultural do País, onde cada região imprime sua própria forma de preparo. Para muitos, a experiência de comer um pastel quentinho acompanhado de um copo de caldo de cana é algo inegociável.
Confira a lista elaborada pelo GPS|Brasília com lugares perfeitos para se degustar um bom pastel:
1 -Viçosa
Com certeza a pastelaria mais tradicional da cidade. Inaugurada na década de 60, os pastéis da Viçosa se tornaram, praticamente, um patrimônio público dos brasilienses. Brasília. Além da unidade da Rodoviária do Plano Piloto, a primeira pastelaria da capital federal, atualmente, também lojas na Asa Norte e Planaltina.
2 -Rossoni
Com unidades no Cruzeiro e na Asa Sul, a Rossoni se divide entre restaurante e lanchonete. Mesmo com pratos completos servidos no almoço e jantar, os pastéis continuam sendo o principal chamariz. O cardápio tem sabores como frango com catupiry, calabresa com queijo, camarão com catupiry e até uma mistura de pastel com hambúrguer.
3 -Universidade do Pastel
Falou em pastel, falou em feira. E falou em feira, falou em Feira do Guará. Umas das mais tradicionais feiras do Distrito Federal, é claro, que possui uma pastelaria tão tradicional quanto. Trata-se da Universidade do Pastel, que já se tornou um ponto de encontro para os guaraenses.
4 -Pastel Mix
Outra marca de Brasília que, a cada ano que passa, ganha cada vez mais adeptos é a Pastel Mix. Ótima opção para quem gosta de sabores diferenciados como pastel de shitake, de banoffe e até um pastel gateau, que mistura o petisco com a famosa sobremesa francesa. Eles possuem unidades na Asa Sul, Asa Norte, Gilberto Salomão, Setor de Mansões Dom Bosco e Mané Mercado.
5 -Pastelaria do Beto
Mais uma conhecida pastelaria localizada em uma feira tradicional da cidade. Na Feira dos Importados, a Pastelaria do Beto recebe cerca de 4 mil clientes por dia. O restaurante investe em sabores tradicionais, mas sem deixar de arriscar em recheios diferenciados como pastel de costela angus e o de Oreo.