Categories: Saúde

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação para combater a dengue pode levar até oito anos para efetivamente reduzir a transmissão da doença em meio a epidemias como a enfrentada atualmente nas Américas.

“É importante ressaltar que a vacina que está disponível é uma vacina de duas doses e que precisa de três meses entre uma dose e outra. Ou seja, a vacina não é uma ferramenta para controlar a transmissão neste momento”, detalhou. “A grande ferramenta de controle da transmissão da dengue segue sendo a eliminação dos criadouros do mosquito.”

Em entrevista à imprensa, Jarbas lembrou que o laboratório japonês Tateka, responsável pela produção da vacina Qdenga, possui capacidade limitada de fabricação de doses. O Brasil, neste momento, segundo ele, é o país do continente que mais conta com doses disponíveis para a população em termos absolutos.

O diretor-geral da Opas destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário. Dados de eficácia da vacina para o sorotipo 3 da dengue, segundo ele, são limitados por terem sido levantados em um período em que quase não havia circulação do sorotipo.

Jarbas também comentou os avanços da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, que se encontra na fase 3 de estudos clínicos. Para o diretor-geral, a vacina, em dose única, pode contribuir positivamente em cenários de transmissão acelerada da doença. “Mas, provavelmente, só estará disponível em 2025”

Agência Brasil

Posts Recentes

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

Entre as doações estão caixas e transporte e bebedouros

5 horas ago

Ivete Sangalo se pronuncia sobre cancelamento da turnê

“Peguei a vaidade, joguei na gaveta e disse ‘fique aí, já já eu lhe pego’”,…

5 horas ago

Rock in Rio terá homenagem à Alcione; saiba como será

A homenagem à Alcione ocorrerá no dia 22 de setembro e será marcada pela presença…

6 horas ago

‘O susto foi muito grande’, diz mulher de Tony Ramos

Boletim médico afirma que Tony encontra-se na Unidade Semi-intensiva, está lúcido e apresenta melhora do…

6 horas ago

Milhares de fieis prestigiam Festa do Divino, em Planaltina

Segunda maior celebração religiosa da região contou com a presença do governador Ibaneis

6 horas ago

GPS Entrevista: nova edição do quadro bate um papo com Andressa Suita

Influenciadora, modelo, empresária, atriz, mãe e esposa, Andressa falou sobre sua carreira e desafios da…

8 horas ago