GPS Brasília comscore

Tottenham vence o Manchester United por 1 x 0 e é campeão da Liga Europa

Com o resultado, comandados de Ange Postecoglu se garantiram na Liga dos Campeões de 2025/26

O Tottenham bateu o Manchester United por 1 x 0, nesta quarta-feira (21), no estádio San Mamés, em Bilbao, e se tornou campeão da Liga Europa, quebrando um jejum de títulos que durava desde 1983/84, quando celebrou o bicampeonato da Copa da Uefa, antigo nome da atual competição. Após 41 anos, a equipe dá uma volta olímpica que salva a temporada.

Os comandados de Ange Postecoglu ainda se garantiram na Liga dos Campeões de 2025/26. A conquista do Tottenham foi bastante celebrada pelo fato de a equipe estar sofrendo até mesmo na Inglaterra a carência de troféus. A última volta olímpica havia ocorrido em 2008, com a conquista da Copa da Liga Inglesa. 

Quanto ao United, a derrota fecha uma das piores temporadas da equipe. Atualmente na 16ª colocação do Campeonato Inglês, uma posição acima do rival da decisão, o tradicional time vermelho acumula insucessos, a começar pela decisão da Supercopa da Inglaterra, na qual caiu diante do rival City nos pênaltis, em agosto do ano passado. 

Com arquibancadas lotadas em Bilbao, o United tomou a iniciativa, com muita gente do meio para frente e pouca objetividade na hora de chutar. O Tottenham se armava aos contragolpes e nas arrancadas em velocidade. E obrigou Onana a grande defesa logo aos 10 minutos após saída errada de Maguire e batida forte de Jhonson. O goleiro ainda cortou cruzamentos perigosos dos oponentes.

Dono de triunfos nos três confrontos na temporada (1 x 0 e 3 x 0 pelo Campeonato Inglês e 4 x 3 na Copa da Liga Inglesa), o Tottenham voltou a largar na frente do United pelo quarto jogo seguido com Johnson, aos 41 minutos. Sarr cruzou da esquerda, a bola bateu no braço de Shaw e o meio-campista do Tottenham saiu celebrando, apesar de não tocar na bola.

O United voltou do intervalo tentando ao menos o empate para levar a decisão à prorrogação, mas mostrando enorme afobação ao se aproximar do gol defendido por Vicário. Bruno Fernandes teve chance de ouro e falhou. Rubén Amorim resolveu mexer no ataque apostando em mais mobilidade e lançou Zirkzee e o jovem Garnacho. E quase viu o argentino deixar tudo igual em batida colocada. O goleiro do Tottenham salvou com a mão esquerda.

Por outro lado, Postecoglu reforçava ainda mais a marcação confiante na manutenção da vitória magra. Primeiro tirou Richarlison e depois trocou o até então herói Jhonson para ampliar a parede defensiva com Danso. O clima ficou nervoso nos minutos finais com o argentino Romero e o inglês Maguire se desentendendo em campo. 

A festa em preto e branco, por outro lado, era enorme e com muitos cânticos e lágrimas de emoção nos rostos dos sofridos torcedores. O árbitro deu sete minutos de acréscimos que pareciam pouco para um lado e uma eternidade para quem vencia. Tempo para o United assistir o árbitro ignorar um pedido de pênalti e Vicario espalmar a última oportunidade, em cabeçada de Dalot.

Veja também

Advogado Criminalista, Thiago Félix explica por que a posição de …

Estudos internacionais estimam que entre 40% e 70% da variação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.