A cidade de Taguatinga foi contemplada com mil vagas para castração gratuita de cães e gatos, por meio do projeto Castra-DF, realizado neste sábado (21). A iniciativa é promovida pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan) do Distrito Federal.
O projeto tem como principal objetivo oferecer uma solução segura para o controle populacional dos animais, além de contribuir diretamente para a redução dos índices de abandono e para a promoção do bem-estar animal.
“O nosso foco é combater o abandono e garantir uma vida mais saudável para os animais do Distrito Federal. Ver o Castra-DF alcançar tantas famílias e seus pets é motivo de orgulho”, destacou o deputado Daniel Donizet, responsável por destinar emendas ao projeto do GDF.
Moradores de Taguatinga compareceram ao evento para garantir o atendimento gratuito aos pets. A dona de casa Edijane Souza foi uma das contempladas e destacou a importância da ação.
“Sempre quis castrar meus gatos, principalmente porque minha mãe usava injeção anti-cio na gata dela, o que a gente sabe que não faz bem a longo prazo. O Castra-DF foi a oportunidade que esperávamos para fazer isso de forma segura”, afirmou.
A lista dos animais contemplados será divulgada no dia 7 de julho, no site oficial do programa: www.castradf.com.br.
Além do serviço de castração, o Castra-DF também abriu inscrições para cursos de capacitação profissional na área pet, com o objetivo de gerar renda e qualificar pessoas interessadas no segmento. Os cursos oferecidos são:
-
Banho, tosa e estética animal
-
Adestramento de cães
-
Auxiliar veterinário