GPS Brasília comscore

Senado vota PEC que amplia proteção a idosos e discute leis sobre petróleo, animais e educação inclusiva

Sessão desta terça (20) inclui propostas diversas, mas parlamentares também avaliam aprovar homenagem à relação Brasil-Israel

O plenário do Senado Federal tem sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20), a partir das 14h, com seis propostas na pauta. Entre os destaques, está a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 81/2015, que amplia a responsabilidade da União, dos estados e do Distrito Federal na criação de leis voltadas à proteção dos idosos.

A matéria, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), propõe que qualquer ente federativo possa legislar sobre questões relacionadas à população idosa. O parlamentar justifica a proposta ao afirmar que as ações atuais de proteção aos idosos “são tímidas e limitadas”, o que reforça a necessidade de um marco constitucional mais abrangente.

Outra pauta relevante do dia é o Projeto de Lei (PL) 5.066/2020, que incentiva pesquisas tecnológicas na exploração de petróleo e gás natural. A proposta, apresentada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), determina que parte dos recursos arrecadados com a exploração petrolífera seja destinada a universidades e centros de pesquisa.

Além disso, pode ser votado o Projeto de Resolução (PRS) 2/2025, que institui a Frente Parlamentar do Senado Federal em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil. A iniciativa é do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

Entre os projetos que podem ser apreciados está o PL 4.206/2020, que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos com fins exclusivamente estéticos. A proposta, que veio da Câmara dos Deputados, prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa para infratores.

A medida visa combater práticas que comprometem o bem-estar animal e têm motivação puramente visual, sem qualquer benefício à saúde dos bichos.

Também está na pauta a terceira sessão de discussão da PEC 52/2023, que inclui como princípio da educação brasileira a garantia de ensino inclusivo em todos os níveis. O texto é de autoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI) e ainda precisa passar por cinco sessões de debate antes de ser votado em primeiro turno.

Os senadores também podem votar o PL 5.636/2019, de autoria do Poder Executivo, que cria o Dia da Amizade Brasil-Israel, a ser celebrado em 12 de abril. A data tem o objetivo de homenagear os laços diplomáticos e históricos entre os dois países.

Veja também

Esquizofrenia se caracteriza pela presença de pelo menos dois sintomas …

Consumo humano de leite de vaca é, sobretudo, uma construção …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.