Composto pelo Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, o Consórcio Brasil Central – BrC realizou, nesta quarta-feira (23), a 1º Reunião dos Secretários de Saúde dos sete entes consorciados para tratar de assuntos estruturantes na área da saúde para os estados.
Reunidos na sede do BrC em Brasília, o encontro também promoveu a assinatura de Carta de Brasília pela Saúde que reafirma o compromisso de: priorizar ações colaborativas que visam garantir o acesso equitativo a medicamentos, além de reforçar o compromisso por ações conjuntas entre os entes consorciados.
“Buscamos soluções conjuntas, dentre elas a criação do projeto BrC Oncologia, que será tratado dentro de um grupo constituído por técnicos indicados pelos secretários da pasta”, disse o secretário executivo do Consórcio, José Eduardo Pereira.
O Consórcio Brasil Central tem se destacado pelo sucesso do Projeto Saúde Compras Compartilhadas, que resultou em significativas economias através das Atas de Registro de Preço. Nos últimos três anos, essa iniciativa alcançou uma média de economia de 25%.
“As Atas do Consórcio são efetivas na otimização dos recursos e na garantia do acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica que são relevantes para o atendimento da população”, explicou a farmacêutica-bioquímica do BrC, Yara Anay.
Sobre o BrC
Criado em 2015, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, conhecido como BrC, foi o primeiro consórcio estadual criado no Brasil. Composto por sete unidades da federação – Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, e sob a presidência do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, atua nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura e logística.