Categories: Paula Santana

Prada Frames discutirá as políticas do design e o uso crítico de materiais

Ao findar da semana de moda, sempre há um pós que não necessariamente se remeta às passarelas, tendências ou roupas tão somente. A Prada é uma das casas que se esmera nesse **desdobramento**. Nesta temporada a boa nova é o simpósio Prada Frames 2023, que explora a complexa interação entre design e meio ambiente. O evento é organizado pelo Formafantasma, um estúdio de pesquisa e design com sede em Milão e Roterdã, conhecido por sua atenção às **implicações sociais e políticas do design** e seu uso crítico de materiais.

Este ano, o **Prada Frames** será realizado em Hong Kong e Milão. O tema abordado Materiais em Fluxo examina o conceito de **resíduos como matérias em transformação**. Partindo do trabalho do antropólogo britânico Tim Ingold, os materiais são entidades vivas interconectadas e em constante mudança. O simpósio investigará a dinâmica que rege as infraestruturas de resíduos e seus sistemas de valor, com o objetivo de desvendar a complexa relação entre matéria e ecossistemas.

O simpósio acontecerá nos dias 21 e 22 de março no M+ no West Kowloon Cultural District de Hong Kong, o primeiro museu global de cultura visual contemporânea da Ásia, dedicado a coletar, exibir e interpretar arte visual, design e arquitetura, imagem em movimento e cultura visual dos séculos XX e XXI de Hong Kong. O edifício M+, projetado por Herzog & de Meuron, é uma nova adição à paisagem cultural e artística global.

A programação de dois dias, com curadoria de M+, apresentará uma palestra do arquiteto Jacques Herzog sobre o edifício M+, seguida de duas sessões que responderão ao Materials in Flux, reunindo palestrantes locais e internacionais, incluindo Ute Meta Bauer, LAAB Architects, Lisa Reihana, Charles Lim e Formafantasma.

O evento segue para a Itália, em Milão, nos dias do Salone del Mobile, e contará com as contribuições de Tim Ingold, Elizabeth Povinelli, Beatriz Colomina, Mark Wigley, Sophie Chao , Veena Sahajwalla e Hans Ulrich Obrist.

Prada Frames reúne estudiosos e profissionais de diversas áreas, incluindo designers, arquitetos, curadores, cientistas, antropólogos, ativistas e especialistas jurídicos e econômicos, empregando uma metodologia transdisciplinar e uma abordagem compartilhada de atenção ambiental na intenção de analisar, contextualizar e definir uma **nova realidade**.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Justiça do Paraná manda prender Renato Duque, ex-diretor da Petrobras

Juiz da 12ª Vara Federal Criminal de Curitiba, expediu mandado prisão contra o ex-diretor da…

3 minutos ago

Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets

Colegiado tem um mês para apresentar conclusão dos trabalhos

50 minutos ago

Série de ‘Cidade de Deus’ ganha data de estreia; veja o que esperar

Ambientada 20 anos depois dos eventos, a série foi descrita como uma espécie de "atualização"…

1 hora ago

Senador Randolfe Rodrigues se filia ao PT

Ficha de filiação foi assinada ao lado do presidente Lula e da primeira-dama Janja

1 hora ago

Criadores de ‘Stranger Things’ preparam série de terror para Netflix

Escrita por Haley Z. Boston, a série "Something Very Bad Is Going to Happen" se…

2 horas ago

Dolce&Gabbana, Balmain e mais chegam aos beach clubs no verão europeu

Marcas fazem takeover em toda a Europa, decorando beach clubs, restaurantes, e abrindo lojas pop-up

2 horas ago