GPS Brasília comscore

Polícia Federal vai assumir o controle sobre CACs

Atribuição era, anteriormente, do Exército

A partir de 1º de julho, a Polícia Federal passará a ser responsável pelo registro, controle e fiscalização das atividades de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs), função que até então era exercida pelo Comando do Exército. A mudança está prevista no Acordo de Cooperação Técnica nº 9/2023/GM, de 18 de setembro de 2023, e no Decreto nº 11.615, de 21 de julho de 2023.

A transferência das atribuições estava prevista para ocorrer em 1º de janeiro deste ano. No entanto, uma portaria conjunta assinada em dezembro de 2024 pelos ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Defesa, José Múcio Monteiro, adiou a medida por seis meses.

A transição será realizada de forma gradual, por meio das superintendências regionais da PF.

Entre as novas atribuições da corporação estão:

  • Registro de pessoas físicas e jurídicas para o exercício das atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça excepcional;
  • Autorização para compra e transferência de armas;
  • Concessão de guias de tráfego;
  • Fiscalização das atividades exercidas por CACs;
  • Fiscalização e controle do comércio varejista de armas voltado para pessoas físicas.

A nova fase também prevê a criação de um painel de Business Intelligence (BI), que reunirá dados estatísticos sobre os processos relacionados aos CACs. A ferramenta deverá facilitar o acesso às informações por parte da população e da imprensa, promovendo maior transparência.

Apesar do avanço na implementação, a Polícia Federal já havia expressado preocupação com a capacidade de cumprir a nova missão. Em 2023, o diretor da PF, Andrei Rodrigues, alertou o Ministério da Justiça sobre a necessidade de um aporte de R$ 500 milhões anuais e o reforço de cerca de 3 mil agentes. Até o momento, a corporação não informou se as condições foram atendidas.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.