A Petrobrás anunciou uma redução de 5,6% no preço médio da gasolina vendida para distribuidoras a partir desta terça-feira (3). Este é o primeiro corte desde outubro de 2023. O preço médio de venda da gasolina da Petrobrás nas refinarias será de R$ 2,85 por litro, que antes custava R$ 3,02 /L.
Em abril, a gasolina teve um aumento de vendas de 4,6%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, que passa a ser o melhor resultado para o mês na história, de acordo com a ANP. No acumulado do ano, as vendas tiveram um aumento de 3,5%, quando comparado ao mesmo período de 2024.
A gestora Magda Chambriard, tem levado mais tempo para ajustar os preços, com o intuito de evitar repassar a volatilidade do mercado para o mercado interno. A última mudança da gasolina foi em julho de 2024, quando houve um aumento de 7%.
O repasse para o consumidor final não é imediato, pois depende de impostos, mistura do etanol anidro e margem de lucro da distribuição e da revenda e, além disso, o País é suprido por importação e por refinarias privadas.