GPS Brasília comscore

Oscar 2025: os filmes que estão cotados para serem indicados à premiação

Algumas produções entram em cartaz no cinemas neste ano, enquanto outras estão disponíveis nos serviços de streaming

Enquanto a lista oficial dos filmes que serão indicados ao Oscar 2025 ainda não é divulgada (a previsão é 17 de janeiro), que tal já ir se ambientando com as produções que estão cotadas para concorrer à estatueta mais prestigiada de Hollywood?

  • Anora

O filme ganhou o prêmio Palma de Ouro, do Festival de Cannes de 2024, e também concorre na categoria de Melhor Filme Comédia/Musical do Globo de Ouro. No longa, Anora é uma stripper e prostituta que se apaixona por um de seus clientes, um jovem russo milionário, e se casa impulsivamente com ele. No entanto, a família do homem não apoia a decisão e tenta intervir na relação.

A produção é dirigida por Sean Baker e estrelada por Mikey Madison e Mark Eidelshtein. O longa também deve ser indicado a outras categorias, como Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Direção. Estreia nos cinemas brasileiros no dia 23 de janeiro.

  • O Brutalista

Em 1947, o arquiteto László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa, que estava devastada por conta da guerra, para recomeçar a vida na América moderna. 

O longa, da A24, é dirigido por Brady Corbet e conta com Adrien Brody, Felicity Jones, Guy Pearce e Joe Alwyn no elenco principal. Com mais de três horas e meia de duração, foi vencedor de Melhor Direção no Festival de Veneza 2024, além de estar indicado para o Globo de Ouro de Melhor Filme na categoria Drama. Estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro.

  • Conclave

Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, a produção é estrelada por Ralph Fiennes (A Lista de Schindler), John Lithgow (The Crown) e Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada), e acompanha a eleição do novo líder da Igreja Católica, após a morte do Papa, em meio a uma série de conspirações. É dirigido por Edward Berger e estreia nos cinemas brasileiros no dia 23 de janeiro.

  • A substância

Classificado como um filme de terror e ficção científica, A Substância é uma das grandes apostas para entrar na lista de concorrentes à estatueta de Melhor Filme. A produção conta a história de uma celebridade em declínio que decide experimentar uma droga que promete criar, temporariamente, uma versão mais jovem de si.

Com Demi Moore (Ghost), Margarety Qualley (Maid) e Dennis Quaid (Operação Cupido), o longa é dirigido por Coralie Fargeat e está disponível para assistir no Apple TV+ e Prime Video (aluguel).

  • Duna – parte 2

No segundo filme da franquia, Paul Atreides se une a Chani e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, ele deve impedir um futuro terrível que só ele pode prever. A produção pode ser assistida no Max e no Prime Video.

O elenco é composto por Timothée Chalamet (A Fantástica Fábrica de Chocolate), Zendaya (Euphoria), Javier Bardem (Comer, rezar e amar), Josh Brolin (The Goonies), Florence Pugh (Midsommar), Dave Bautista (Guardiões da Galáxia), Austin Butler (Elvis) e Léa Seydoux (Azul é a cor mais quente), e dirigido por Denis Villeneuve (Blade Runner 2049).

  • Wicked

Adaptação da peça de sucesso da Broadway, Wicked levou aos cinemas a história de Elphaba, uma jovem que é incompreendida por causa de sua pele verde. Ela forja uma amizade improvável, porém profunda, com Glinda, uma estudante com um grande desejo de popularidade. Após um encontro com o Mágico de Oz, o relacionamento das duas logo chega a uma encruzilhada.

O musical é dirigido por Jon M. Chu e tem em seu elenco nomes como Cynthia Erivo, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum e Ariana Grande. O filme entrou em cartaz nos cinemas em novembro de 2024 e deve ser disponibilizado nos serviços de streaming em breve. 

  • Emília Perez

O filme é um musical de comédia criminal, escrito e dirigido por Jacques Audiard, que acompanha uma advogada mexicana que recebe a oferta de um trabalho incomum para ajudar um famoso chefe de cartel a se aposentar e passar a viver como mulher, realizando um desejo antigo.

Com Selena Gomez, Zoe Saldaña e Karla Sofía Gascón e Edgar Ramírez no elenco, a produção foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Filme e venceu os prêmios do júri e de melhor atuação feminina no Festival de Cannes. O longa estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro.

  • A verdadeira dor

O filme marca a estreia de Jesse Eisenberg como diretor e roteirista. O ator contracena com Kieran Culkin (Sucession), e a dupla interpreta os primos David e Benji, que viajam pela Polônia para homenagear sua avó. A aventura se complica quando antigas tensões ressurgem enquanto exploram a história de sua família. O longa estreia no dia 23 de janeiro nos cinemas brasileiros. 

  • Nickel Boys

Os sonhos universitários de Elwood Curtis são destruídos quando ele é condenado à Nickel Academy, um reformatório brutal no sul de Jim Crow. Apegando-se à sua visão otimista do mundo, Elwood faz amizade com Turner, um adolescente negro que lhe dá dicas fundamentais de sobrevivência.

O filme é dirigido por RaMell Ross e conta com Ethan Herisse, Hamish Linklater, Aunanue Ellis-Taylor e Robert Aberdeen. A produção foi lançada em agosto de 2024, porém não está disponível no Brasil.

  • Um completo desconhecido

É a cinebiografia do cantor Bob Dylan, interpretado no longa por Timothée Chalamet (Duna), e narra o início da carreira do artista até a sua ascensão no mundo do rock. O filme foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme de Drama. 

Elle Fanning (Malévola), Edward Norton (O Clube da Luta) e Monica Barbaro (Top Gun: Maverick) completam o elenco principal, enquanto a direção fica a cargo de James Mangold (Ford vs. Ferrari). O filme estreia no dia 27 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Veja também

Iniciativas Pegada Solidária e Jambeiro Solidário uniram esforços para arrecadar …

Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios incluem uma …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI