Categories: Política

Lula já não vence Bolsonaro nem seus aliados, aponta Genial/Quaest

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado com diversos nomes da direita em simulações de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento indica que Lula empata com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).

Os empates ocorrem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já em disputas contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o atual presidente venceria fora da margem de erro.

A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 29 de maio e 1º de junho. O índice de confiança do levantamento é de 95%.

Queda nas intenções de voto de Lula

Em comparação com o levantamento anterior, feito em março, Lula perdeu três pontos percentuais, caindo de 44% para 41%. Jair Bolsonaro, que segue inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), oscilou positivamente de 40% para 41%.

Apesar da inelegibilidade, Bolsonaro segue sendo testado nos cenários, pois lidera a direita e tem forte influência sobre o eleitorado conservador. Ele também é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento em tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.

O número de eleitores indecisos subiu de 3% para 5%, enquanto o percentual dos que pretendem votar em branco, nulo ou que não querem votar permaneceu em 13%.

Mudança no tabuleiro da direita

A principal diferença em relação ao cenário de março está no desempenho de outros nomes da direita. Antes, Lula aparecia tecnicamente empatado apenas com Jair Bolsonaro. Agora, a disputa se mostra mais acirrada contra outros possíveis candidatos do campo conservador, refletindo uma reorganização no tabuleiro eleitoral e o fortalecimento de nomes como Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro.

Com pouco mais de um ano para o início oficial das campanhas, o cenário segue indefinido e sujeito a reviravoltas, especialmente em razão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro e da movimentação de novas lideranças na oposição.

Raphael Oliveira

Posts Recentes

Palmeiras vence o Grêmio e fica a dois pontos do líder Cruzeiro

Gol de Facundo Torres logo aos dois minutos de jogo selou a vitória no Allianz…

5 horas ago

Campanha de vacinação no Zoológico de Brasília segue neste domingo (27)

Estarão disponíveis os imunizantes do calendário, com exceção das vacinas contra dengue e BCG

5 horas ago

Fortaleza interrompe jejum e vence o Bragantino; Mirassol amplia série invicta com um empate

Vitória foi a primeira sob o comando do técnico Renato Paiva. Time cearense segue na…

5 horas ago

Homem esfaqueia 11 pessoas dentro de uma loja do Walmart, em Michigan

Ainda não se sabe detalhes do estado de saúde dos feridos. Suspeito pelos ataques foi…

6 horas ago

Mesmo com um jogador a menos, Santos busca empate no fim contra o Sport

Time pernambucano chegou a abrir 2 x 0, mas segue sendo a única equipe sem…

6 horas ago

Ibaneis Rocha entrega pavimentação da DF-220, em Brazlândia

Obra tem como objetivo desafogar o tráfego de caminhões nas vias Estrada Parque Indústria e…

6 horas ago