O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou, nesta segunda-feira (4), ponto facultativo por dois dias: na quarta-feira, 6 de setembro, e na sexta-feira, 8 de setembro. Essa medida visa estender o feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.
Nos últimos anos, o ponto facultativo já havia sido adotado da mesma forma, para proporcionar aos brasilienses uma oportunidade adicional de descanso antes e após o feriado nacional.
O decreto de ponto facultativo abrangerá os servidores da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. Os detalhes e informações específicas sobre essa medida serão publicados na portaria oficial, que será veiculada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
No âmbito federal, também foi anunciada uma medida similar, com uma portaria emitida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na sexta-feira, 1º de setembro. De acordo com essa portaria, não haverá expediente para as unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada dos Ministérios.