A sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, receberá neste fim de semana o espetáculo Carlota – Focus Dança Piazzolla, uma releitura do tango, criado há quase 150 anos na Argentina. Um conjunto de dez bailarinos interpreta 11 composições do bandoneonista Astor Piazzolla, em apresentações que ocorrerão às 20h de sábado (9) e às 19h de domingo (10).
Em Carlota, os elementos do tango servem de livre inspiração para os movimentos da coreografia, considerada uma das mais vigorosas da história da companhia. Nela, o vai e vem são referências nos passos que exploram o solo e o ar, engates e até momentos de contornos acrobáticos entram em cena.

Foto: Cristina Granato

Foto: Elenize Dezgeniski
A montagem também dialoga nas experiências de Alex Neoral, coreógrafo, com suas mestras, ao enfatizar Carlota Portella (1950-2024), que faleceu em 31 de agosto de 2024. O balé, de estreia nacional em 2023, é talvez a maior homenagem que a artista, fundadora da Cia. Vacilou, Dançou, recebeu em seus mais de 40 anos de trajetória. O espetáculo celebra, além de Portella, as mestras Regina Sauer, Giselle Tápias e Déborah Colker.
Ainda, a apresentação é uma homenagem aos 25 anos da Focus Cia de Dança, sendo também uma das principais obras do repertório da companhia. O espetáculo é patrocinado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura.

Foto: Elenize Dezgeniski

Foto: Elenize Dezgeniski
Serviço
Carlota – Focus Dança Piazzolla
Data: 9 e 10 de agosto
Horário: sábado, às 20h; domingo, às 19h
Local: Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sala Martins Pena
Classificação: 12 anos
Duração: 75 minutos
Ingressos a partir de R$ 20 no Sympla