Goiás Velho | Foto: Marco C. Pereira-Sara Wong
As férias do meio do ano, infelizmente, já estão chegando ao fim. Mas, se você ainda não conseguiu desfrutar de alguns dias de descanso, não se preocupe, pois ainda há tempo! Alguns destinos ao redor de Brasília são perfeitos para rápidas escapadas do agito da cidade grande e proporcionam momentos de relaxamento e conexão com a natureza.
O agente de viagens Yanko Lima, da Mix Travel Brasília, sugere três destinos para visitar, que ficam nos arredores do Distrito Federal. O primeiro deles é a histórica cidade de Goiás Velho, a cerca de 300km da capital federal. O município encanta com seu centro histórico tombado pela UNESCO, ruas de pedra, casarões coloniais e igrejas centenárias.
Berço da poetisa Cora Coralina, a cidade preserva sua memória na casa-museu que leva o nome da escritora. Além da rica herança cultural, o destino oferece belas paisagens, como o mirante do Morro da Caixa D’Água e cachoeiras nas redondezas.
Goiás Velho | Foto: Mantovani Fernandes
Casa de Cora | Foto: reprodução/ClassNews
Outro destino, desta vez dentro do Distrito Federal, é a Villa Triacca e o roteiro de vinícolas de Brasília. O espaço, que é também hotel e spa, é uma parada imperdível para quem quer vivenciar o turismo do vinho sem sair do DF, e oferece experiências que encantam os visitantes: passeio pelos vinhedos, degustações harmonizadas e um restaurante com vista para o lago e pratos autorais. Ideal para um fim de semana relaxante.
Um pouco mais afastada da capital, a Pousada Trijunção está na fronteira entre os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais, a pouco mais de 300km de Brasília. Com mais de 30 mil hectares dedicados à conservação da biodiversidade, forma um importante corredor ecológico com o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. A pousada conta com um lodge sofisticado de apenas sete suítes, e uma villa com mais duas suítes, além de oferecer uma série de atividades como safáris diurnos e noturnos, piscina climatizada, sauna, sala de massagem e conexão com a fauna, a flora e toda a vida selvagem ao redor.
Foto: reprodução/Instagram
Já para aqueles que não gostam de viajar na estrada por muitas horas, a dica da agente de viagens Cecília Dall’Oca, da Travel Away, é a Chapada dos Veadeiros. Por lá, ela sugere conhecer a São Jorge, que fica a apenas 260 km da capital federal e possui ótimas opções gastronômicas, como os restaurantes Na Mata Chapada, Chapadaria, Farofa e Rustico Premium Grill.
Entre as hospedagens da região, a dica é o Amaná Hotel, a poucos minutos do Vale da Lua. O empreendimento é um refúgio que mescla design contemporâneo, conforto e integração total com a natureza, ideal para quem não abre mão de conforto e busca um upgrade elegante na aventura.
Chapada dos Veadeiros | Foto: Bruno Cavalcanti
E quando em São Jorge, não se pode deixar de conhecer as cachoeiras do Segredo, o Encontro das águas, a Almécegas e o Rio dos Couros. Já em Cavalcante, a dica é passear pelas cachoeiras de Santa Bárbara e da Capivara, e os complexos da Canjica e do Gavião.
“Cavalcante é uma alternativa menos procurada que a Chapada dos Veadeiros, que tem mais de 100 cachoeiras. Recomendo para um perfil mais aventureiro, famílias que curtem explorar e aproveitar a natureza. Tem cachoeiras selvagens e ainda permite uma conexão com a comunidade Kalunga”, comenta Cecília.
No município, a dica é se hospedar na Casa Araraúna, uma joia escondida que equilibra charme rústico com conforto acolhedor, ideal para quem busca imersão na natureza com toque de hospitalidade personalizada, define a agente.
Cachoeira do Segredo
E se você tiver um pouquinho mais de tempo, que tal dar um pulinho em Belo Horizonte? Cecília sugere um roteiro de três dias no estado mineiro, começando por Ouro Preto: ande sem rumo pelas ladeiras coloniais enquanto entende a arquitetura barroca, contos das Minas, conhece a Igreja de São Francisco de Assis e o Palácio do Douro. Já no segundo dia, vá para Inhotim, um museu a céu aberto com quase 700 espécies vegetais e obras de nomes como Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Yayoi Kusama, Tunga, entre tantos outros. Encerre a viagem na capital mineira. Em Belo Horizonte, faça um passeio pela Pampulha, de Oscar Niemeyer, pelo Mercado Central, Praça da Liberdade.
Hélio Oiticica: Magic Square | Foto: Brendon Campos
Foto: João Marcos Rosa/Nitro
Atriz que já foi vencedora do Oscar e sempre conquistou personagens de destaque já tem…
O ranking é divulgado anualmente, confira a lista dos 20 mais poderosos
As novidades agradam todos os públicos, desde os fãs de fast food a culinária contemporânea,…
Alíquotas aplicadas podem variar entre 15% e 77%, dependendo do tipo de mercadoria
Penas somadas podem chegar a 17 anos de reclusão
Poucas chuvas força o acionamento de usinas termelétricas