GPS Brasília comscore

Em evento de despedida, Warren Buffett critica política tarifária de Donald Trump

Megainvestidor defende comércio equilibrado entre países e crê que o caminho não está certo com tarifas generalizadas

O megainvestidor e CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, disse a milhares de acionistas da companhia, neste sábado (3), que os Estados Unidos não deveriam usar o “comércio como arma” e enfurecer o resto do mundo, como o presidente americano, Donald Trump, fez com suas tarifas que abalaram os mercados globais. No evento, ele também confirmou sua aposentadoria, indicando o canadense Greg Abel como sucessor.

É um grande erro, na minha visão, quando você tem 7,5 bilhões de pessoas que não gostam muito de você, e você tem outros 300 milhões que estão se gabando de como eles se saíram bem”, disse Buffett ao abordar o tema no início da reunião dos acionistas.

Embora Buffett tenha dito que é melhor para o comércio ser equilibrado entre os países, ele não considera que Trump está seguindo o caminho certo com suas tarifas generalizadas. Afirmou ainda que o mundo será mais seguro se mais países forem prósperos. “Devemos procurar comerciar com o resto do mundo. Devemos fazer o que fazemos de melhor e eles deveriam fazer o que fazem de melhor”, pontuou. “A América tem passado por mudanças revolucionárias desde o seu nascimento e a promessa de igualdade para todos, que não foi cumprida até anos mais tarde”, continuou Buffett.

O cenário atual não mudou o otimismo de longo prazo do investidor sobre o país. “Se eu estivesse nascendo hoje, apenas continuaria negociando no útero até eles dizerem ‘Você poderia estar nos Estados Unidos'”, disse Buffett.

Aplausos na despedida
Representantes do mercado financeiro global destacaram em suas redes sociais o longo período de palmas ao megainvestidor Warren Buffett após o anúncio de sua aposentadoria, feito no fim do evento com investidores da Berkshire Hathaway. “Mais de 40 mil pessoas aqui na arena aplaudiram de pé o grande Warren Buffett. Essa, meus amigos, é a maior riqueza que alguém pode acumular ao longo da vida: respeito e admiração sinceros”, escreveu em seu perfil no X o fundador e diretor da Stellar Wealth Partners, Gautam Baid.

O fundador da Tolou Capital Management, Spencer Hakimian, também destacou a ovação a Buffet. “Agradecimento final ao capitão”, publicou na mesma rede social ao comentar o feito. Morgan Housel, diretor do Grupo Markel, destacou os retornos obtidos pelo investidor no ano em comparação com a S&P 500, chamando os números de mágicos. “Retornos incríveis por um período absurdo”, escreveu.

Quem é Greg Abel
O discreto executivo canadense Greg Abel, que foi promovido por Warren Buffett para ocupar o cargo de CEO da Berkshire Hathaway no fim deste ano, esteve nos últimos sete anos supervisionando a ferrovia BNSF, as fabricantes de doces Sees Candies e Dairy Queen, além de dezenas de outras empresas de manufatura e varejo que Buffett adquiriu ao longo dos anos.

Abel cresceu no Canadá como jogador de hóquei e aprendeu o valor do trabalho árduo ao resgatar garrafas descartadas e trabalhar para uma pequena empresa enchendo extintores de incêndio. Agora, ele está no topo da cadeia alimentar do mundo dos investimentos

A Berkshire já havia confirmado Abel como sucessor de Buffett em 2021, depois que o ex-vice-presidente Charlie Munger deixou escapar a informação na reunião anual. Desde então, Abel permaneceu em grande parte na sombra de Buffett, embora os acionistas tenham tido a chance de conhecê-lo um pouco quando ele apareceu ao lado de Buffett nas reuniões anuais e em entrevistas.

O conselho da Berkshire agora votará se aprova formalmente Abel como o novo CEO para assumir no final de 2025. Na reunião anual em Omaha, Buffett disse que espera que isso ocorra por votação unânime. Abel avançará para assumir a responsabilidade por todas as diversas empresas da Berkshire, com quase 400 mil funcionários e o enorme portfólio de ações da conglomerada. Buffett e membros do conselho da Berkshire elogiaram a brilhante capacidade de Abel para entender todos os tipos de negócios. (com agências internacionais).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.