“Efeito Messi”: estudo aponta crescimento econômico de campeões

Quando a seleção Argentina liderada por Lionel Messi venceu a Copa do Mundo do Catar, no domingo (19), também acabou por dar um **impulso à economia do país sul-americano**. A vitória econômica é mais modesta e pontual que a esportiva, mas ela não é inexistente, de acordo com estudo realizado por Marco Mello, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Surrey, no Reino Unido.

Em entrevista, Mello afirma que existem condições para que a Argentina tenha um retorno econômico “_pequeno e de vida curta_” com a vitória.

Ele acredita que as conclusões da pesquisa sobre o **impulso às exportações com a vitória na Copa**, graças à maior visibilidade dos produtos e serviços nacionais no mercado global, podem voltar a ocorrer agora. “_Isso pode se aplicar também à economia argentina, caracterizada por um setor de exportações considerável_”, comenta. Além disso, a inflação elevada hoje enfrentada pelo país impulsiona mais as exportações, lembra ainda.

Mello utilizou dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a partir de 1961 e elaborou um modelo econométrico, para concluir que vencer a Copa do Mundo da Fifa leva a um crescimento de “_pelo menos 0,25 ponto porcentual nos dois trimestres subsequentes_” no Produto Interno Bruto (PIB) do país da seleção campeã. O resultado é puxado primariamente pelas exportações, o que segundo o autor é consistente com um **maior apelo por produtos e serviços daquele país** no mercado global, após uma vitória em um grande evento esportivo.

A investigação conclui, por outro lado, que organizar **uma Copa do Mundo não gera efeitos significativos de crescimento do PIB para o país-sede**, “_pelo menos no curto e no médio prazos_”. O estudo argumenta que isso pode trazer “_alguma luz_” para o debate sobre a formulação de políticas públicas, sobretudo no momento em que a Fifa avalia tornar a Copa do Mundo um evento mais recorrente, eventualmente realizando-a a cada dois anos.

**Vencer no campo e a economia**

Mello diz em seu estudo que há várias referências na literatura econômica sobre o impulso econômico com a vitória na Copa, por meio de canais como a **confiança dos consumidores e dos investidores no país**, mas considera que havia pouca evidência de fato sobre esse ponto. Agora, o pesquisador afirma ter trazido as primeiras evidências causais do impulso citado na economia.

O **modelo elaborado** por ele mostra que sediar a Copa não traz impacto econômico claro no crescimento do PIB, mas estabelece essa correlação para o vencedor da disputa.

O pesquisador ressalta no estudo que **o efeito é de curto prazo**. De qualquer forma, um impulso para a economia argentina é bem-vindo, no momento em que o país enfrenta perda de fôlego na atividade, com inflação elevada e risco de mais problemas fiscais, enquanto continua a renegociar a dívida com seus credores.

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