GPS Brasília comscore

Dia Mundial do Rim alerta para prevenção e diagnóstico precoce de doenças renais

No DF, somente no ano passado, mais de 2,1 mil internações foram autorizadas pela rede pública para pacientes com doença renal crônica

Nesta quinta-feira (13), o mundo celebra o Dia Mundial do Rim, uma data criada em 2006 para conscientizar a população sobre a importância da saúde renal e incentivar a prevenção de doenças que afetam esse órgão vital. No Distrito Federal, somente no ano passado, mais de 2,1 mil internações foram autorizadas pela rede pública para pacientes diagnosticados com doença renal crônica (DRC), abrangendo desde atendimentos emergenciais até transplantes.

O tema da campanha global deste ano é “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”, destacando a importância do diagnóstico precoce. Segundo a Referência Técnica Distrital (RTD) em Nefrologia da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Iara Carvalho, a DRC pode ser causada por diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doenças renais preexistentes e o uso excessivo de anti-inflamatórios sem prescrição médica.

Arte: Agência Saúde-DF

Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais

Para evitar complicações, especialistas recomendam controle da pressão arterial e da glicemia, alimentação equilibrada, atividade física regular e ingestão adequada de líquidos. Além disso, exames médicos periódicos, como o teste de creatinina, são essenciais para monitorar a função renal.

“A creatinina é uma substância eliminada pelos rins. Quando sua concentração no sangue está elevada, pode indicar problemas renais”, explica Iara Carvalho. O exame pode ser realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS), facilitando o diagnóstico precoce.

A realidade dos pacientes com doença renal crônica

A DRC é uma doença silenciosa, com sintomas que podem surgir apenas em estágios avançados. O autônomo Jovemário dos Santos, 58 anos, enfrenta a condição há anos e passou a fazer hemodiálise em 2022, quando sua saúde se agravou.

“No início, quase não sentia nada. Mas depois vieram o cansaço extremo, fraqueza e mal-estar. Fiquei dois meses internado até precisar da diálise”, conta. O tratamento, que substitui a função dos rins ao filtrar impurezas do sangue, exige disciplina alimentar e acompanhamento médico rigoroso.

Com o aumento dos casos de doença renal crônica, especialistas reforçam a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce. Medidas simples podem preservar a saúde dos rins e evitar complicações graves.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

É importante lembrar que a segurança e o bem-estar dos …

Em Brasília uma geração pioneira de arquitetos desenvolveu uma arquitetura …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI