A Defesa Civil do Distrito Federal emitiu no final da manhã desta quarta-feira (3) um alerta de alagamento no DF. A mensagem enviada via SMS orienta as pessoas para que saiam imediatamente do interior de automóveis ou de imóveis colocados em risco pela água e peçam ajuda à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros, no 193.
O Distrito Federal integra o sistema gratuito de alertas de desastres naturais por celular coordenado pela Defesa Civil Nacional. Para participar, basta que o cidadão cadastre seu número de celular para receber os avisos de temporais, inundações, alagamentos e deslizamentos de terras próximos à região onde vivem.
Quando o sistema foi implantado, os moradores do DF começaram a receber uma mensagem via SMS solicitando o cadastramento no serviço. Para fazer parte do sistema, bastava responder a mensagem informando o CEP do interessado. É, inclusive, permitido cadastrar mais de um código postal.
Quem não se lembra ou não recebeu o contato pode enviar o CEP por meio de mensagem para o telefone da Defesa Civil Nacional, o 40199. Os alertas são gerados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios.
O Distrito Federal possui pelo menos 36 áreas de risco distribuídas em 18 regiões administrativas (RA): Águas Claras, Ceilândia, Estrutural, Fercal, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Sobradinho II, Taguatinga, Varjão e Vicente Pires. A probabilidade de desastres em áreas dessas RA aumenta na época de chuvas.