Muito se fala em espiritualidade, **energia e crenças**. O lugar que moram e as pessoas que escolhemos trocar no cotidiano falam muito sobre quem somos ou gostamos. Todas as coisas que estão à nossa volta interferem na vida. Existem várias maneiras de garantir a **harmonia energética** do nosso corpo e mente, como exercícios físicos, cuidar da saúde mental e viver em ambientes arejados.
Então, para mandar o mau olhado para longe, é preciso ficar atento aos **sinais** e seguir algumas condutas que trazem mais **leveza**. A terapeuta e consultora de feng shui **Silvana Bighetti Bozza**, autora do livro _Mistérios, Magias e Consciência Cósmica_, deu algumas dicas de como deixar a vida com uma vibe elevada.
**1. Banho de ervas:**
Plantas tais como Espada de São Jorge, Arruda ou Comigo Ninguém Pode servem para uma limpeza energética pessoal. Já para proteção são indicados banhos de hortelã e manjericão. Para relaxamento: lavanda, camomila ou alfazema.O método é simples para quem quiser tomar o banho, basta fazer uma infusão com as ervas e jogar do pescoço para baixo. O que sobrar, basta jogar em uma raiz de árvore ou vaso de plantas para voltarem ao ciclo natural.
**2. Exposição ao sol todos os dias:**
Além dos benefícios que a vitamina D nos traz, como a produção de endorfina e no aumento de imunidade, a exposição ao sol traz vitalidade, melhora a qualidade do nosso sono e do humor.
![maria-lupan-9c2M47kYkQ0-unsplash.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/maria_lupan_9c2_M47k_Yk_Q0_unsplash_8ce7b779c8.jpg)
**3. Praticar meditação ou algum tipo de relaxamento:**
Um exemplo prático são as massagens corporais, sempre bem vindas, por trazem benefícios não somente ao nosso físico mas ao nosso estado emocional, liberando substâncias que trazem prazer e sensação de bem-estar.
**4. Tente sorrir mais:**
Essa dispensa explicações, certo? A vida fica mais leve com apenas um pequeno sorriso e, para o plano espiritual e fisiológico, o ato de sorrir ajuda a rejuvenescer, diminui nossas tensões e traz fim a emoções negativas que carregamos sem nem perceber.
5. **Incensos, velas, cristais:**
São objetos muito conhecidos para os supersticiosos, e quem é adepto, garante: traz um alívio e um sentimento bom para o ser.
**6. Companhias:**
Se cercar de pessoas de energia leve, alto astral, que costumas ver o pote sempre mais cheio do que vazio, é também uma maneira de se contaminar de uma carga positiva.
**Para cuidarmos da energia de nossa casa/trabalho:**
**1. Uma boa limpeza energética:**
A reunião de várias pessoas num mesmo ambiente pode gerar discussões, rancores, invejas e disputas. Essas emoções densas acabam ficando impregnadas no ambiente e precisam ser eliminadas. Você já foi a alguns locais que se sentiu mal só de entrar? É um sinal de que o local está carregado negativamente. Para saber exatamente do que, você precisaria de ajuda de um profissional, já que existem inúmeros tipos de limpeza, de uma mais simples até as mais profundas e completas.
**2. Arejar e facilitar a troca de ar:**
A qualidade do ar que respiramos está diretamente relacionada com o nosso desempenho. Em um ambiente com ar mais purificado as pessoas se sentirão mais dispostas e ativas. Plantas em espaços internos são excelentes para esse fim.
**3. Ambientes claros:**
Lugares que recebem a luz solar são muito mais agradáveis e saudáveis em todos os sentidos. O sol tem ação bactericida , além de afastar seres que tem baixa vibração.
![dan-gold-4HG3Ca3EzWw-unsplash.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/dan_gold_4_HG_3_Ca3_Ez_Ww_unsplash_58c8949cd8.jpg)
**4. Manter circulação nos ambientes:**
A energia tem que caminhar sem obstáculos nos ambientes. Muita mobília, bagunça ou coisas fora do lugar impedem o fluxo energético e deixam o cômodo com a circulação obstruída.
**5. Não ser acumulador**
Tudo que está em excesso ou que você não utiliza cria o que chamamos de ‘energias estagnadas’. Elas acabam funcionando como verdadeiras âncoras nas nossas vidas e prendem energias ruins e outras sensações de paralização que impedem o progresso e fluxo natural da energia nos ambientes.
>“ Poucos sabem, mas assim como nós, a casa também tem vida. Ela carrega maldições, pesares, dores, alegrias, paixões e até amores que ali foram vividos. A forma como interagimos com ela faz desse espaço muito mais que quatro paredes recheada de um mobiliário. Até mesmo as casas que são construídos em terrenos com falhas geológicas ou pantanoso podem ser prejudiciais para quem ali habita. “, Silvana Bighetti Bozza
Lembrando também que qualquer **discussão, disputa, inveja e emoções densas** se materializam e deixam o ambiente carregado. A **limpeza** desses sentimentos deve vir antes de um trabalho, por exemplo de Feng Shui. _“É como a maquiagem. Antes de fazê-la, a pessoa precisa limpar e prepara a pele antes”,_ explica Silvana.