Categories: Agenda

Click! Vem aí o Festival Mês da Fotografia 2023

![Foto: Ruth Sousa – Exposicao Feminino e a Fotografia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ruth_Sousa_Exposicao_Feminino_e_a_Fotografia_2016_e86ee1871a.jpg)

**_Reencontros e suas possibilidades_**, esse é o tema escolhido para inspirar artistas, fotógrafos e fotógrafas, profissionais e amadores, na captura de imagens, que serão selecionadas para a **VIII edição da Exposição Coletiva**, a atração principal do **Mês da Fotografia**. A mostra que será realizada no **[Museu Nacional da República](https://www.cultura.df.gov.br/museu-nacional-republica/)** (como parte da programação cultural que movimentará a cidade em agosto de 2023), lançou sua convocatória recentemente e segue recebendo **inscrições gratuitas pelo [site do evento](www.festivalmesdafotografia.com.br) até 30 de abril do próximo ano**.

![Foto: Gilberto Evantelista – Exposição Coletiva Mes da Fotografia 2013](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Exposicao_Coletiva_Mes_da_Fotografia_2013_Divulgacao_Lente_Cultural_ecb3009f5b.jpg)

Vale destacar que as inscrições podem ser feitas para **quatro categorias: Ensaio**, que deverá ter entre 5 e 10 fotografias; **Individual**, com até no máximo 3 fotografias; **Jovens Fotógrafos**, com idade entre 16 e 25 anos que podem enviar até, no máximo, 3 obras; e **Fotografia Inclusiva**, para pessoas com Deficiência (PCD), que poderão enviar até 3 fotografias.

![Foto: José Roberto Bassul – O ônibus – Exposicao Mes Fotografia 2014](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Jose_Roberto_Bassul_O_onibus_Exposicao_Mes_Fotografia_2014_c1f451c061.jpg)

A grande novidade da edição 2023 do Festival é o **Prêmio Aquisição do Museu Nacional da República**, no valor de **R$ 10 mil** para uma obra que fará parte do **acervo da instituição** e será escolhida pela curadora da VIII Exposição Coletiva, **Denise Camargo**, artista visual e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, em conjunto com a equipe de curadoria do Museu.

![Foto: Claudio Moraes – Nina Menina – Exposicao O Feminino e a Fotografia – 2016.](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Claudio_Moraes_Nina_Menina_Exposicao_O_Feminino_e_a_Fotografia_2016_549b434201.jpg)

>A curadoria gostaria de ver trabalhos realizados por quilombolas, indígenas, jovens, pessoas com deficiência, LGBTQIA +, pessoas trans e não-binárias, afirma Denise sobre o protagonismo diverso que o Festival pretende atingir.

Inclusive, de acordo com **Eraldo Peres, idealizador e diretor executivo do Festival**, o tema, _Reencontros e suas possibilidades_, é um chamamento para que, **através da fotografia**, possa se **abrir um diálogo, uma reflexão e uma análise sobre assuntos contemporâneos**, onde as relações sociais, afetivas e existenciais possam ajudar na construção de novos caminhos.

>”Outra informação que preciso destacar é que essa é a primeira vez, entre as oito edições da exposição coletiva, que as inscrições estão abertas para **fotógrafos do Brasil e do exterior** e não somente para fotógrafos do centro-oeste. Outro fato importante é que estamos lançando o edital de convocação com bastante antecedência, dando oportunidade para que os profissionais se organizem e participem do Festival, que será marcado por um grande reencontro, após esse tempo de distanciamento que nos foi imposto pela pandemia”, explica Eraldo Peres.
>
![Foto: Ana Povoas – Mulheres Indigenas – 2016](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ana_Povoas_Mulheres_Indigenas_2016_5b061730d3.jpg)

O diretor acredita que o Festival vem para consolidar esse projeto que foi criado há treze anos e que “por conta da pandemia, não pode ainda se realizar presencialmente. Mas seu retorno mostra que a iniciativa se mostra fortalecida diante da adesão do número de fotógrafos inscritos a cada edição”. completa.

O idealizador lembra, no entanto, que durante esse hiato, **os fotógrafos não pararam de criar e registrar momentos importantes**, além de tantos outros que poderão ser registrados até agosto próximo, podendo assim fazer parte dessa **grande festa** que será o **retorno presencial** do Festival Mês da Fotografia.

**Serviço**
Convocatória Festival Mês da Fotografia 2023
Inscrições, gratuitas e on-line até 30/04/2023
Pelo [site do Festival](www.festivalmesdafotografia.com.br)

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Prefeito critica atitude de policial em vídeo do choro de Gisele Bündchen

Na ocasião, Gisele chorou ao informar ao oficial que estava sendo seguida por paparazzi

12 horas ago

Pirenópolis se prepara para o Piribier; Pitty é a principal atração

Raimundos e Biquini também estão confirmados no festival de cerveja, música, cultura e turismo

12 horas ago

Rodrigo Pacheco diz que País não pode se desenvolver onerando o setor produtivo

Declaração foi dada em resposta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad

13 horas ago

Cantora portuguesa Mariza bate-papo com o GPS; confira

Antes do show, marcado para este sábado (27), em Brasília, Mariza conversou sobre sua carreira…

13 horas ago

Após ser goleado em casa pelo Criciúma, Vasco demite o técnico

Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20, assume interinamente o comando da equipe

13 horas ago

Brevê completa 7 meses de publicação na GPS e chega a 700 mil leitores

O poema dessa semana tateia as curvas do tempo compartilhado.

15 horas ago