(Foto: Carlos Alvarez/Getty Images)
Carolina Herrera escolheu um cenário icônico para apresentar sua coleção primavera-verão 2026, nessa quinta-feira (18): a Plaza Mayor, em Madri. Foi a primeira vez que a grife realizou um desfile principal fora de Nova York, marcando também apenas a terceira apresentação internacional em seus 44 anos de história.
Sob direção criativa de Wes Gordon, a coleção propôs um encontro entre o esplendor do Século de Ouro espanhol e a irreverência do movimento La Movida, dos anos 1980, período em que a própria casa foi fundada. “Madri tem uma energia única, uma alegria que inspira e está profundamente alinhada à mulher Herrera”, afirmou o designer.
A paleta de cores refletiu esse contraste: do amarelo açafrão ao tradicional vermelho Herrera, passando por tons de vinho, rosa, lilás, branco e preto. As combinações ousadas de cores e estampas lembraram o cinema de Pedro Almodóvar.
As flores foram protagonistas. O cravo, símbolo da cidade, surgiu em jacquards e bordados; a violeta, doce típico madrilenho, em aplicações tridimensionais; e a rosa do Parque do Retiro em rendas delicadas. Texturas artesanais como brocados, rendas estruturadas e bordados de lurex dialogaram com construções contemporâneas. O clássico poá de Carolina Herrera ganhou novas leituras em vestidos fluídos e peças esculturais.
Nas silhuetas, Carolina Herrera explorou vestidos volumosos, cinturas marcadas, ombros em destaque, quadris estruturados e camadas de tule, babados e drapeados. A alfaiataria trapezoidal dialogou com saias inspiradas nas chulapas, enquanto volumes remeteram ao traje dos toureiros. Entre os detalhes, transparências, corsets, peplums e recortes na cintura trouxeram sensualidade, e bordados tridimensionais e pedrarias reforçaram o caráter artesanal e luxuoso. E nos acessórios, a estreia de três novos modelos de bolsas, Mimi, Pía e Lola, trouxe design minimalista com foco na funcionalidade, uma integração entre forma e estilo.
O desfile contou ainda com colaborações exclusivas que celebraram o artesanato espanhol: Sybilla trouxe sua geometria poética ao diálogo com Wes Gordon; Palomo reimaginou a icônica camisa branca de Carolina Herrera; a joalheria ANDRESGALLARDO criou flores de cravo em porcelana; a Levens apresentou joias de vidro artesanais; e a histórica Casa Seseña levou às passarelas suas capas centenárias.
Mais do que uma coleção, a apresentação foi um tributo à capital espanhola, um “carta de amor a Madri”, nas palavras da marca.
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