GPS Brasília comscore

Câmara: ministro da Educação será cobrado por falta de dados sobre alfabetização e mudanças no EAD

Camilo Santana participa de audiência nesta quarta (21) para explicar portaria que altera prazos do ensino à distância

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza na próxima quarta-feira (21) uma audiência pública com o ministro da Educação, Camilo Santana. O encontro está marcado para as 10h, no Plenário 10, e foi convocado pelos deputados Jaziel (PL-CE) e Adriana Ventura (Novo-SP).

O objetivo é discutir dois temas que têm causado controvérsias no setor: a falta de divulgação dos dados de alfabetização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a mudança nas regras de regulação de cursos de Educação a Distância (EaD) oferecidos por instituições privadas.

Em março deste ano, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 528/2024, que prorrogou os prazos para a oferta de cursos na modalidade EaD. A decisão, segundo o MEC, visa ajustes no cronograma regulatório. No entanto, parlamentares e especialistas apontam preocupações sobre critérios adotados, qualidade do ensino e previsibilidade para as instituições e alunos.

Para a deputada Adriana Ventura, é essencial que o ministro Camilo Santana esclareça as justificativas técnicas e jurídicas para a prorrogação dos prazos; os impactos da medida sobre instituições de ensino e estudantes; o planejamento do MEC para garantir segurança jurídica no setor e o alinhamento da regulação educacional com as necessidades do mercado de trabalho.

“A transparência e a previsibilidade são essenciais para o bom funcionamento do setor educacional, especialmente diante das recentes mudanças regulatórias”, reforçou Ventura.

Outro ponto que será tratado é a omissão de informações sobre os dados de alfabetização do Saeb, que ainda não foram divulgados. Para o deputado Jaziel, a ausência dessas estatísticas compromete a transparência e o monitoramento de políticas públicas voltadas à educação básica no país.

“A omissão na divulgação dos dados de alfabetização representa um grave retrocesso em termos de controle social e avaliação das políticas públicas educacionais”, alertou Adriana Ventura.

A audiência será transmitida pelos canais oficiais da Câmara e deve contar com a participação de representantes do setor educacional e entidades ligadas ao ensino superior.

Veja também

Esquizofrenia se caracteriza pela presença de pelo menos dois sintomas …

Consumo humano de leite de vaca é, sobretudo, uma construção …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.