O procurador-geral da República, Augusto Aras, respondeu às falas recentes do presidente Lula, onde ele afirma ter “perdido muita confiança” no Ministério Público Federal. Aras declarou que a Procuradoria Geral da República (PGR) tem “submissão só às leis”.
Aras está chegando ao final do seu segundo mandato como procurador geral da república, ambas as vezes foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O magistrado esperava mais uma recondução, mas após as declarações de Lula, suas chances ficaram baixas.
Segundo Aras, o Ministério Público reafirma a defesa do Estado Democrático de Direito, dando destaque à “visão garantista e republicana” de sua gestão, e que cumpre o devido processo legal e que respeita a independência dos Poderes.
O procurador fez um desagravo aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que sofreram com “agressões”, com uma referência ao ministro Alexandre de Moraes, recentemente hostilizado junto a sua família no aeroporto de Roma.
“Temos liberdade de criticar e por vezes discordar, mas sem incorrer em crimes, a exemplo de agressões a autoridades, o que jamais será tolerado pelo Ministério Público”, afirmou.