GPS Brasília comscore

Conheça Clarissa Campolina, diretora do filme em cartaz “Canção ao Longe”

Uma paixão por cinema desde novinha culminou em uma das diretoras mais proeminentes do Brasil. Clarissa Campolina, uma mineirinha cinéfila, sempre acompanhou as novidades do cinema e até mesmo cursou a habilitação quando fez Comunicação Social. Foi em 1999, no entanto, que Rafael Conde a convidou para ser assistente de direção do longa-metragem “Samba-Canção”. A oportunidade abriu ainda mais o horizonte da brasileira, que já recebeu prêmios em Veneza, Mar Del Plata, Nantes, Havana, entre outros.

 

“Foi uma experiência muito intensa e transformadora, me apaixonei completamente. E o mais incrível é que já se passaram 24 anos e a vontade de continuar fazendo filmes continua e se renova sempre”, comenta.

 

Clarissa Campolina_01.jpg
Clarissa Campolina

 

A ideia do filme “Canção ao Longe” — em cartaz em diversos cinemas, inclusive em Brasília — nasceu em 2012, como pontuou a diretora, “em um Brasil bem diferente do que nós vivemos hoje”. O desejo era contar uma história que mostrasse as fissuras de um Brasil complexo, socialmente cheio de desafios, mas com esperança ao longo do caminho.  

 

“Nos dedicamos, a princípio, a pensar o modelo de família e o silêncio, os segredos presentes nessa estrutura, inclusive para mantê-la de pé, para manter os lugares de poder e de privilégio”, conta sobre a narrativa do filme, que tem as relações familiares como centro e uma tentativa de ser mais independente e livre, no caso da personagem principal, Jimena — protagonizada por Mônica Maria. 

 

leticiamarotta_44_04_07-12.jpg

 

Ao longo desses 10 anos de produção do filme, muito coisa se passou e, ainda assim, a história se provou atual e crítica às realidades que assolam o Brasil até hoje. Racismo estrutural, opressão, o foco na mulher negra, o longa-metragem questiona não só as relações familiares, como também essas relações sociais complexas e que perduram até hoje. O roteiro foi construído em conjunto, como conta Clarissa, ao lado de Mariana Pinheiro, Caetano Gotardo e Sara Pinheiro. As temáticas citadas, inclusive, vieram a partir do convite à Mônica Maria, trazendo legitimidade e local de fala sobre as questões

 

“Nesse sentido, posso dizer que a construção do roteiro foi feito de forma muito fluida e colaborativa. Fizemos muita pesquisa e muitos encontros que promoviam a escuta e a troca entre todos nós da equipe e do elenco.”

 

Canção ao longe_ 04_ Foto Leticia Marotta.jpg
Mônica Maria

 

leticiamarotta01A_12_07-21.jpg
Mônica Maria

 

Canção ao longe_ 01_ Foto Leticia Marotta.jpg
Mônica Maria

 

E falando em elenco, a escolha para os atores partiu de uma mescla rica e diversa. Não só atores de filmes, mas alguns dos profissionais da atuação vierem de diversas áreas, como dança, música e teatro. “E considero isso um dos grandes desafios e méritos do filme. O elenco com bagagens diversas renovou a relação de atores e atrizes com a câmera e com a equipe”, destaca.

 

Enquanto diretora é sempre emocionante ver suas produções nas telinhas, segundo Clarissa. Em Brasília, o longa está em cartaz no Cine Brasília e é possível conhecer o filme às 21h30, exceto nesta segunda, 17. Confira a programação completa aqui.

 

“O momento da exibição é sempre muito emocionante. Porque é nessa hora que o filme existe, conversa com o público, é interpretado de diferentes maneiras. E esse deslocamento do olhar, de como eu vejo e leio o filme, me interessa muito, enquanto diretora.
”

 

Canção ao longe_ 02_ Foto Pedro Rena.jpg

 

Para o futuro, Clarissa já está trabalhando no seu próximo filme, “A Fera na Selva”, co-dirigido por Sérgio Borges e interpretado por Sinara Telles e Carlos Francisco. Na Anavilhana, produtora na qual está desde 2005, ainda participa da organização de um curso destinado a grupos de mulheres integrantes de movimentos sociais, que se chamará “A Ventura da História Múltipla”.

Veja também

A verdadeira beleza da pele vai muito além dos cuidados …

Aproveite a chegada da nova estação para variar nos rótulos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI