GPS Brasília comscore

Presente de Israel, equipamento transforma restos de comida em energia no DF

A comunidade do Assentamento Oziel Alves III, localizada em Pipiripau II, Planaltina, testemunhou, nesta quinta-feira (15), a inauguração oficial do biodigestor, um equipamento que está mudando a vida de uma família de agricultores na região. 

 

O produtor agroecológico Janderson Barros se tornou uma celebridade local após receber a doação desse equipamento da Embaixada de Israel, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) do Governo do Distrito Federal (GDF).

 

O biodigestor, embora simples em sua aparência, apresenta resultados significativos desde que foi instalado na casa de Janderson, há aproximadamente dois meses. Agora, ele e sua família alimentam o equipamento com os restos de comida doméstica, inclusive da casa vizinha. Os benefícios são notáveis: o biodigestor produz gás de cozinha e biofertilizante para ambas as residências, garantindo economia, melhorias na produção de hortaliças e até mesmo ganhos com a venda do material não utilizado.

 

Trouxe muita economia, porque deixamos de comprar gás e, além de tudo, com o preço do adubo, que está muito caro, também produzimos nosso próprio fertilizante”, explicou o produtor.

 

Com sua portabilidade e facilidade de instalação, o biodigestor não apenas estimula a agricultura familiar, mas também promove boas práticas em sustentabilidade e saúde. Para ativá-lo, basta utilizar esterco e água, e em pouco tempo os moradores já podem alimentar o equipamento com a matéria orgânica disponível.

 

Desde abril, a família do produtor agroecológico já economiza R$ 260 por mês com a compra de botijões de gás. O biofertilizante, um material rico em nutrientes que fortalece o solo, é utilizado para a adubação da horta e, devido à quantidade produzida, pode ser doado a outras famílias ou até mesmo vendido. “Tanto o gás quanto o fertilizante são gerados diariamente: oito horas de fogão ligado e até 120 litros de biofertilizante”, explicou

 

Durante a inauguração, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar, marcou presença juntamente com dezenas de moradores do assentamento, que puderam testemunhar os resultados do biodigestor na propriedade de Janderson. O equipamento, desenvolvido com tecnologia israelense e patenteado pela empresa Homebiogás, está disponível no mercado por R$ 25 mil.

 

Para o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, que participou de todo o processo de doação, instalação e acompanhamento dos resultados do biodigestor para a região, os avanços que a tecnologia levou para a região rural vai muito além da economia do gás e produção do fertilizante. 

 

Além disso, que é muito importante, estamos contribuindo com o meio ambiente, com produção de energia limpa, dando destino aos restos de alimentos que seriam descartados e trazendo para o campo a tecnologia sustentável”, destacou. 

Ainda segundo o secretário, juntamente com a secretaria de Agricultura, de Educação, a Emater-DF, a utilização do biodigestor deverá chegar às escolas. “O governador Ibaneis Rocha escolheu o assentamento Oziel Alves III para esse piloto e entende que podemos criar políticas públicas de Estado com o uso de tecnologias sustentáveis”, concluiu.

 

 

Veja também

Ju Ferraz, empresária e idealizadora do projeto, também lançou o …

Doenças como a osteoporose e a osteopenia podem tornar os …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI