Após 3h30 de partida, Bia Haddad Maia foi eliminada do WTA 500 de Seul, nesta quinta-feira (18), na Coreia do Sul. Depois de ter o match point a seu favor, a brasileira sucumbiu e foi derrotada pela alemã Ella Seidel, 105ª do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (7/4), 7/6 (7/3) e 7/5, que vai enfrentar a russa Ekaterina Alexandrova na próxima fase. A brasileira já havia enfrentado dificuldades na fase anterior, quando sofreu um mal-estar e precisou se superar para confirmar o favoritismo diante da sul-coreana Dayeon Back (306º do mundo).
A partida começou com a alemã quebrando o serviço da brasileira, que reagiu e definiu a vantagem no tie-break. Bia impôs seu ritmo, garantiu a parcial por 7/4 e abrindo saiu frente da partida. O segundo set também foi para o tie-break, desta vez com vantagem para a alemã. Seidel venceu por 7/3 no desempate, fechando a parcial em 7/6 e forçando a disputa do terceiro e decisivo set.
Na etapa decisiva, Bia abriu 4/1 e manteve a vantagem até 5/3, quando teve a chance de sacar para a vitória, mas a alemã salvou o match point e devolveu a desvantagem. A brasileira pediu atendimento a um game do fim e colocou uma proteção no joelho. A alemã igualou o placar e fechou o serviço em seguida.
Bia Haddad Mais também está inscrita na na chave de duplas para competir ao lado da alemã Laura Siegemund. A estreia será contra a indonésia Aldila Sutjiadi e a mexicana Giuliana Olmos. A brasileira e a alemã são cabeças de chave número 2 e uma das principais favoritas ao troféu. Como o torneio é composto por 16 duplas, a disputa começa nas oitavas de final.
Bia cairá no ranking
Atual campeã do WTA 500 de Seul, a brasileira Beatriz Haddad Maia terá o seu pior ranking dos últimos três anos após sofrer a inesperada derrota. Atual 25ª do mundo, ela deverá perder 15 posições, caindo para o 40º lugar na lista na próxima segunda-feira (22), com a atualização da WTA.
A colocação vai ser a pior da tenista desde junho de 2022. Neste período, ela passou a frequentar o Top 30 e depois evoluiu ainda mais, quando chegou até mesmo a entrar na relação das dez melhores. Por ter avançado na rodada de estreia contra Daeyong Back, ela somou 60 pontos. No entanto, ela perderá 440 por ser a atual campeã do torneio de Seul.
A paulistana vem demonstrando um desempenho abaixo do esperado em 2025. Até aqui, ela soma 16 vitórias e sofreu 26 derrotas em 42 confrontos. Antes do torneio na Ásia, ela acabou eliminada nas quartas de final do SP Open, quando era a atração da competição.
No ranking atual da WTA, Bia Haddad ocupa o 25º lugar com 1.775 pontos, enquanto a alemã Ella Seidel, sua algoz no Torneio de Seul, figura no 105º posto com 724 pontos. A brasileira ainda terá pela frente uma série de torneios no giro asiático, onde vai defender cerca de 300 pontos.