A reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada. A informação foi confirmada pelo titular da pasta nesta segunda-feira (11), em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews. Na ocasião, Haddad atribuiu o cancelamento a “forças de extrema direita”.
O encontro, previsto para ocorrer na próxima quarta (13), seria para discutir o tarifaço imposto pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. A audiência, segundo o ministro, partiu de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca tiveram conhecimento da minha fala e agiram junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, disse Haddad, acrescentando não haver previsão de uma nova conversa entre as partes.
Mais tarde, Lula se reunirá com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para bater o martelo sobre o pacote de medidas de apoio a setores afetados pelo tarifaço.