GPS Brasília comscore

STF mantém Léo Índio como réu por participação nos atos de 8 de janeiro

Decisão da Primeira Turma rejeita recurso da defesa e confirma abertura de ação penal contra primo dos filhos de Bolsonaro

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para rejeitar um recurso e confirmar a decisão que tornou réu Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, primo dos filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A defesa tentava impedir a abertura da ação penal alegando falta de competência da Corte, mas o argumento foi descartado pela maioria dos ministros.

Os votos favoráveis à rejeição do recurso foram proferidos pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, acompanhando o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. O ministro Luiz Fux tem até o fim desta sexta-feira (28) para apresentar seu posicionamento, mas a maioria já está consolidada.

Léo Índio foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob a acusação de participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação dos prédios públicos da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo a denúncia, ele publicou imagens em suas redes sociais que o mostram dentro das áreas invadidas, incluindo o teto do Congresso Nacional e as proximidades do STF.

Diante dessas evidências, a PGR atribuiu a ele cinco crimes:

  • Tentativa de golpe de Estado;

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • Associação criminosa;

  • Dano qualificado por violência e grave ameaça contra patrimônio da União;

  • Deterioração de patrimônio tombado da União.

A denúncia foi aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em fevereiro, tornando Léo Índio réu. Com a rejeição do recurso, a Suprema Corte abrirá a ação penal, permitindo que defesa e acusação apresentem testemunhas e provas antes da decisão final sobre condenação ou absolvição.

Em meio ao avanço do processo, Léo Índio revelou, em entrevista à rádio Massa FM do Paraná, que está na Argentina há mais de 20 dias. Segundo ele, a mudança para o país vizinho foi motivada pelo que chamou de “perseguição política” após a denúncia ser aceita pelo STF.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.