GPS Brasília comscore

Senado define novos presidentes das comissões permanentes nesta quarta-feira (19)

Lideranças partidárias concluíram acordo para eleição dos dirigentes das 16 comissões; votação ocorre a partir das 9h

O Senado Federal realiza, nesta quarta-feira (19), as eleições para escolha dos novos presidentes e vice-presidentes das 16 comissões permanentes da Casa. Os colegiados farão suas reuniões individuais a partir das 9h para definir a nova composição. O acordo para a distribuição dos comandos foi fechado nesta terça-feira (18), durante encontro entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e lideranças partidárias.

Após a reunião, Alcolumbre destacou a importância do diálogo para garantir um ambiente produtivo no Congresso. “Reunir as principais lideranças é sempre um momento essencial para reforçarmos o compromisso com o diálogo e com o trabalho. O Congresso tem um papel fundamental no avanço das pautas que impactam diretamente a vida dos brasileiros. E este ano será de muito trabalho, com uma agenda intensa e produtiva, pautada no respeito às diferenças e na construção de consensos em prol do país”, escreveu em suas redes sociais.

Entre os parlamentares que confirmaram o acordo para a distribuição das comissões estão os senadores Izalci Lucas (PL-DF), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Portinho (PL-RJ) e Marcos Rogério (PL-RO). Segundo Izalci, o PL deverá assumir o comando da Comissão de Segurança Pública (CSP) e da Comissão de Infraestrutura (CI). Já Rogério Carvalho afirmou que o PT deverá presidir a Comissão de Educação (CE) e a Comissão de Meio Ambiente (CMA).

Pauta

Além da escolha dos presidentes das comissões, o acordo entre as lideranças envolve a votação de três medidas provisórias (MPs) nos próximos dias, além da análise de acordos internacionais e do projeto que autoriza a quitação de restos a pagar orçamentários acumulados desde 2019 (PLP 22/2025). De acordo com Rogério Carvalho, a aprovação desse projeto evitará a paralisação de obras em todo o país.

Outro tema debatido no encontro entre os senadores foi a questão das emendas parlamentares bloqueadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O senador Carlos Portinho ressaltou a importância da liberação dos recursos para os municípios. “A questão das emendas trava o funcionamento do Congresso. A gente não pode avançar, o país não pode avançar sem resolver essa questão das emendas. (…) A gente tem que lembrar que a emenda não é do parlamentar, a emenda é do município, na sua maioria para a saúde, para obras de infraestrutura que o cidadão do município precisa que esse dinheiro chegue. É lógico que qualquer desvio, qualquer mau uso dos recursos públicos tem que ser objeto de investigação, mas não podemos generalizar. Esse é um recurso do município, ele precisa chegar para o munícipe”, declarou.

Na próxima terça-feira (27), está prevista uma nova reunião entre os três Poderes no STF para buscar um acordo sobre a transparência e rastreabilidade na execução das emendas parlamentares. O ministro Flávio Dino determinou medidas para garantir maior controle sobre esses recursos e afirmou que a reunião será essencial para acompanhar a implementação dessas diretrizes.

O encontro realizado na Residência Oficial da Presidência do Senado contou com a presença de diversas lideranças, incluindo os senadores Efraim Filho (União-PB), Leila Barros (PDT-DF), Eduardo Braga (MDB-AM), Eliziane Gama (PSD-MA), Cid Gomes (PDT-CE), Randolfe Rodrigues (PT-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Plínio Valério (PSDB-AM), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Tereza Cristina (PP-MS), Renan Calheiros (MDB-AL), Jorge Kajuru (PSB-GO), Eduardo Girão (Novo-CE), Ciro Nogueira (PP-PI), Weverton (PDT-MA), Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Dr. Hiran (PP-RR) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), entre outros.

Com informações da Agência Senado

Veja também

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.