Categories: Política

Lula já não vence Bolsonaro nem seus aliados, aponta Genial/Quaest

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado com diversos nomes da direita em simulações de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento indica que Lula empata com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).

Os empates ocorrem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já em disputas contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o atual presidente venceria fora da margem de erro.

A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 29 de maio e 1º de junho. O índice de confiança do levantamento é de 95%.

Queda nas intenções de voto de Lula

Em comparação com o levantamento anterior, feito em março, Lula perdeu três pontos percentuais, caindo de 44% para 41%. Jair Bolsonaro, que segue inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), oscilou positivamente de 40% para 41%.

Apesar da inelegibilidade, Bolsonaro segue sendo testado nos cenários, pois lidera a direita e tem forte influência sobre o eleitorado conservador. Ele também é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento em tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.

O número de eleitores indecisos subiu de 3% para 5%, enquanto o percentual dos que pretendem votar em branco, nulo ou que não querem votar permaneceu em 13%.

Mudança no tabuleiro da direita

A principal diferença em relação ao cenário de março está no desempenho de outros nomes da direita. Antes, Lula aparecia tecnicamente empatado apenas com Jair Bolsonaro. Agora, a disputa se mostra mais acirrada contra outros possíveis candidatos do campo conservador, refletindo uma reorganização no tabuleiro eleitoral e o fortalecimento de nomes como Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro.

Com pouco mais de um ano para o início oficial das campanhas, o cenário segue indefinido e sujeito a reviravoltas, especialmente em razão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro e da movimentação de novas lideranças na oposição.

Raphael Oliveira

Posts Recentes

Turista morre em Alto Paraíso de Goiás após cair de uma altura de 50 metros

Gustavo Rodrigues Guimarães praticava highline e atravessava uma fita suspensa sobre a Cachoeira da Usina

20 minutos ago

Fotógrafa Zuleika de Souza recebe convidados em inauguração de exposição na Alfinete Galeria

Cerca de cem convidados passaram pelo primeiro dia de mostra, composta por 23 fotografias

2 horas ago

Haircare: especialista indica produtos para renovar a saúde dos fios durante a noite

Período noturno é considerado um ótimo momento para tratar os cabelos, afirma o hairstylist Paulo…

2 horas ago

Empresa de casal flagrado em show contrata Gwyneth Paltrow, ex do vocalista da banda Coldplay

Atriz foi contratada a ser porta-voz temporária da empresa para responder perguntas em comunicado

4 horas ago

Corra para apostar: Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 42 milhões

Palpites podem ser feitos até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas ou pela…

4 horas ago

Em entrevista, viúva de Cid Moreira fala pela primeira vez após morte do jornalista

Jornalista Fátima Sampaio Moreira lembrou da dedicação que um tinha pelo outro nos 25 de…

4 horas ago